ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Expansão rápida da maxila em adultos: Redução do stress craniano dependendo da extensão da cirurgia

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Expansão rápida da maxila em adultos: Redução do stress craniano dependendo da extensão da cirurgia





Neste artigo de 2007, publicado pelo European Journal of Orthodontics, pelos autores Christof Holberg , Stefanie Steinhäuser and Ingrid Rudzki-Janson; do Department of Orthodontics, University of Munich, Alemanha. Mostra um belo estudo realizado pelo método dos elementos finitos de casos de disjunção maxilar nivel de stress craniano.

O objetivo deste estudo sobre expansão rápida da maxila (ERM) cirurgicamente assistida foi o de examinar
o grau de redução do estresse no terço médio da face e na base do crânio com vários tipos de procedimentos cirúrgicos.
 
Quatro modelos de elementos finitos do crânio foram gerados (um sem e outros com três diferentes incisões cirúrgicas), em que a RME virtual (5 milímetros de abertura), foi simulado. Em todas as quatro simulações, von Mises salienta-se medido as 30 estruturas anatômicas do terço médio da face e base do crânio (em MPa) e foram comparados. A maior von-Mises foram medidos com o modelo que não implicou qualquer osteotomias. A redução das tensões observadas foram encontrados de forma isolada após o enfraquecimento da crista em zygomaticoalveolar de ambos os lados.
 
O modelo completo com uma osteotomia lateral da abertura piriforme a junção pterygopalatal mostrou claramente sublinha menor do que o modelo com o enfraquecimento isolado da crista zygomaticoalveolar. Os valores mais baixos de estresse, no entanto, foram vistos no modelo com uma osteotomia completa no nivel de Le Fort I.
 
 Em pacientes mais idosos, uma osteotomia lateral completa da abertura piriforme à junção pterygopalatal parece reduzir tensões na base do crânio, sendo mais eficaz do que o enfraquecimento da crista zygomaticoalveolar.

A fim de evitar complicações na base do crânio, assistência cirúrgica é um aspecto importante da RME em adultos. A extensão da osteotomia pode ser variada. Quanto mais velho o paciente e menor a elasticidade  do osso, mais extensa deve ser o ato cirúrgico, a fim de minimizar as tensões induzidas na base do crânio e da face média.

Link do artigo na integra via EJO Oxford Journals:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !