ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Efeitos da remoção a laser de CO2 de braquetes cerâmicos sobre as propriedades mecânicas do esmalte

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Efeitos da remoção a laser de CO2 de braquetes cerâmicos sobre as propriedades mecânicas do esmalte






Neste artigo de 2010, publicado pela Angle Orthodontist, pelos autores Masahiro Iijima; Yoshitaka Yasuda; Takeshi Muguruma; Itaru Mizoguchi; da Division of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics, Department of Oral Growth and Development, Health Sciences University of Hokkaido, Hokkaido, Japão. Mostra os efeitos da aplicação de Laser CO2 sobre a superficie do esmalte dentario.

Este estudo foi realizado com o intuito de investigar os efeitos da descolagem a laser de CO2 de um braquete cerâmico sobre as propriedades mecânicas do esmalte dentário.

Cinqüenta e três pré-molares humanos foram usados neste estudo. A temperatura e alterações das amostras seccionadas durante a irradiação do laser foi controlada com um Sistema de microscopia infravermelhaso termográfica. Diferentes definições de laser de saída (3, 4, 5 e 6 W) foram comparados. A resistência ao cisalhamento de braquetes após irradiação laser foi medida para os espécimes coladas com adesivo etch convencional e enxágüe ou com um adesivo auto-condicionante, e a pontuação do índice de adesivo remanescente foi calculada. A dureza e módulo de elasticidade de crosssectionedesmalte após irradiação laser foram investigados pelo teste de nanoindentação. Os dados foram comparados por one-way e uma análise de duas vias de variância, seguida pelo teste de Scheffe.

A temperatura do esmalte aumentou cerca de 200uC sob a irradiação do laser de CO2 com umasaída relativamente alta (5 e 6 W) e um aumento de temperatura de cerca de 100uC 150uC foi visto sob a irradiação do laser com uma potência baixa (3 e 4 W). O suporte de resistência ao cisalhamento diminuiu em todas as condições de irradiação do laser. A dureza e módulo de elasticidade do esmalte não foram afectados por descolamento laser de CO2.

Os autores concluiram que a descolagem a laser de CO2 não causa danos iatrogênicos ao esmalte.


Link do artigo na integra via Angle Orthodontist:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !