ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: É mesmo necessário travar o parafuso após expansão rápida da maxila?

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

É mesmo necessário travar o parafuso após expansão rápida da maxila?

A expansão rápida da maxila é largamente usada para corrigir a constricção da maxila. Muitos protocolos já foram relatados na literatura sem, no entanto, apresentar diferenças clínicas significativas.

Um dica clínica bem antiga sugere o travamento do parafuso expanssor após o período de ativação para evitar que os tecidos comprimidos imponham a sua reabertura, ou que a manipulação da língua o faça. Mas será isso mesmo necessário? 


Um estudo clínico prospectivo realizado pelos Doutores Dr. Huanca Ghislanzoni, Dr. Franchi e Dr. Baccetti, em 2011, na Itália e publicado na JCO, tenta provar que este procedimento é mesmo desnecessário.


48 pacientes foram tratados com expansão e, ao término, foi feito uma marcação no parafuso para evidenciar sua posição final. 


Após o período de contenção, o aparelho foi removido e contado as voltas até seu completo fechamento para verificar se o parafuso não deu uma volta completa ou mais. Nenhum dos parafusos foi travado. 


Nenhum dos parafusos tiveram alterações na sua posição.

Pode-se concluir, portanto,  que o procedimento de precaução e dica clínica tão conhecida pode ser mesmo supérfluo. 


1. Huanca Ghislanzoni LT, Franchi L, Baccetti T. Locking the screw after rapid palatal expansion: A superfluous procedure? J Clin Orthod. 2011 Dec.;45(12):657–60. 

Para o artigo na íntegra clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !