ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Ultra-som pulsátil de baixa intensidade na aceleração da movimentação dentária através de ativação da via de sinalização BMP-2

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Ultra-som pulsátil de baixa intensidade na aceleração da movimentação dentária através de ativação da via de sinalização BMP-2




Neste artigo de 2013, publicado pela PLOS ONE, pelos autores Hui Xue, Jun Zheng, Ziping Cui, Xiufeng Bai, Gang Li, Caidi Zhang, Sanhu He, Weihong Li,Shayanne A. Lajud, Yinzhong Duan, Hong Zhou. Do Department of Orthodontics, School of Stomatology, Fourth Military Medical University, Xi’an, China, Department of Dentistry, Hegang People’s Hospital, Hegang, China, Department of Oral and Maxillofacial Surgery, Stomatological Hospital of Xi’an Jiaotong University, Xi’an, China, Department of Digestive Diseases, Hegang People’s Hospital, Hegang, China, Department of Orthodontics, Stomatological Hospital of Xi’an Jiaotong University, Xi’an, China, Department of Orthodontics, Stomatological Hospital of Wenzhou Medical College, Wenzhou, China, Department of Otorhinolaryngology-Head and Neck Surgery, University of Pennsylvania School of Medicine, Philadelphia, Pennsylvania. Mostra um estudo ligado a expressão do BMP através do estimulo com ultra-som sobre a taxa de movimentação dentaria. 

O presente estudo foi desenhado para determinar o mecanismo subjacente no ultra-som pulsátil de baixa intensidade (LIPUS,) a remodelação óssea alveolar induzida e o papel da expressão da BMP-2 em um modelo de movimentação ortodôntica em ratos.

Aparelhos ortodônticos foram colocados entre os primeiros molares  superiores e os incisivos centrais superiores em ratos sob anestesia geral, seguido por aplicações diáriaso de 20 min LIPUS ou tratamento LIPUS simulado no início do dia 0. Distâncias de movimentação dentária e alterações moleculares foram avaliadas em cada ponto de observação. Os estudos in vitro e in vivo foram realizados para detectar o HGF (fator de crescimento de hepatócitos) / vias de sinalização Runx2/BMP-2  e da expressão do ativador de receptor de NF-kB ligante (RANKL)  por PCR em tempo real quantitativo (qRT-PCR), Western blot e imuno-histoquímica. 

No dia 3, o USP não teve nenhum efeito sobre a distância de movimento ortodôntico no rato  e na remodelação do osso alveolar BMP-2 induzida. Contudo, começando no dia 5 e para os seguintes pontos de tempo, o USP aumentou significativamente a distância movimentação ortodôntica e o BMP-2 e a sinalização da expressão RANKL, comparado com o grupo de controle. O qRT-PCR e os dados de Western blot, in vitro e in vivo para estudar a expressão de BMP-2 foram consistentes com as observações de imunohistoquímica.

O presente estudo demonstra que a LIPUS promove a remodelação do osso alveolar, estimulando a via de sinalização HGF/Runx2/BMP-2 e a expressão RANKL em um modelo de movimentação ortodôntica rato, e a LIPUS aumentou a expressão da BMP-2 via regulamentação do Runx2.

Link do artigo na integra via  ncbi:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !