ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Avaliação dos efeitos de diferentes configurações de superfície na estabilidade de mini-implantes

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Avaliação dos efeitos de diferentes configurações de superfície na estabilidade de mini-implantes




Neste artigo de 2013, publicado pelo The Scientific World Journal, pelos autores Tolga Topcuoglu, A. AltuL Bicakci, M. Cihat Avunduk, Z. Deniz Sahin Inan, do Department of Orthodontics, School of Dentistry, University of Gaziantep, Sehitkamil, Gaziantep, Turkey,  Department of Orthodontics, School of Dentistry, University of Cumhuriyet, Sivas, Turkey, Department of Pathology, Meram Medical Faculty, University of Selcuk, Konya, Turke e do Department of Histology and Embryology, School of Medicine, Sivas, Turkey. Mostra um estudo histologico realizado com mini implantes ortodonticos com o objetivo de analizar a sua superfície e aplicação de força e seus efeitos na estabillidade do mesmo.

O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos do desenho do parafuso e aplicação de força na estabilidade dos mini-implantes, usando RTT, SEM, e análise histomorfométrica.

Oitenta mini-implantes, auto-perfurantes e  de liga de Ti6Al4V (1,6 × 6 mm) foram utilizados. Quatro mini-parafusos foram inseridos em fíbulas de cada coelho, e 115 g de força foi imediatamente aplicada. Quatro miniparafusos foram inseridos no outros fíbulas, no qual foi aplicada qualquer força. Oito semanas após a inserção, a osseointegração entre miniparafuso e o osso circundante foi avaliada pelas análises histomorfométricas, SEM, e RTT. Os testes t pareado e Kruskal-Wallis foram utilizados para a análise estatística. 

Os valores obtidos a partir do Grupo I foram significativamente maiores do que aqueles dos outros grupos carregados. Não houve diferenças nas pontuações RTT entre os Grupos. Achados semelhantes também foram observados para os mini-parafusos descarregados (Sem força). Não houve diferença significativa entre os Grupos I e IC, enquanto as diferenças entre os controles carregados (Com força) e descarregadas (Sem força) em cada miniparafuso, foram estatisticamente significativas.

Os autores concluiram que os Mini-implantes de carga imediata não prejudicam a estabilidade do parafuso. Além disso, o diâmetro do miniparafuso e os locais de inserção mais frequentes tem um efeito positivo sobre a estabilidade, no entanto, o comprimento do mini-implantes não tem um efeito significativo sobre a estabilidade. 

Link do artigo na integra via ncbi :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !