ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Entrevista com Dr. Haroutioun Dedeyan - Ortodontia Lingual customizada - Parte 1

terça-feira, 5 de junho de 2012

Entrevista com Dr. Haroutioun Dedeyan - Ortodontia Lingual customizada - Parte 1



Esta semana o Blog Ortodontia Contemporânea, realiza mais uma entrevista internacional, com o colega Ortodontista Europeu Haroutioun Dedeyan, que possui consultorio em Budapeste na Hungria e atualmente utiliza em boa parte do seus pacientes o sistema Incognito de braquetes linguais e arcos ortodonticos customizados, este novo sistema de tratamento ortodontico está sendo introduzido no Brasil agora em Junho. Buscamos então, um profissional com forte atuação clinica e com mais de 200 casos finalizados para poder dividir conosco e nossos leitores um pouco da sua preciosa experiência sobre esta nova possibilidade de tratamento.  


Marlos Loiola - Conte-nos sua história:  Graduação, Pós-Graduação, trabalhos realizados.

Haroutioun Dedeyan - Eu nasci em Aleppo em 1962, de pais armênios. Minha graduação em Ortodontia foi obtida no Yerevan Medical Institute em junho de 1988, então me mudei para Paris onde em 2004 obtive a minha licenciatura em Ortodontia. 

Durante meus anos de pós-graduação, trabalhei em várias clínicas ortodônticas, bem como em diferentes departamentos ortodônticos de hospitais públicos. Em janeiro de 1995 me mudei para Budapeste, onde eu criei o meu consultório ortodôntico em 1998.  

No início da minha carreira profissional eu era fascinado pela biomecânica da ortodontica lingual, graças ao livro "l'Orthodontie de l'Adulte ou Ortodontia para Adultos", escrito pelos excelentes ortodontistas francêses, Doutor Philippe Julien Doutor, Doutor Gérard Altounian e Doutor Claude Chabre, apartir dai eu decidi um dia eu iria fazer lingual também.

Marlos Loiola - Você trabalha com o sistema de Incognito, braquetes linguais e fios customizados, estão começando a ser introduzidos agora no Brasil. Conte-nos um pouco sobre esse novo sistema, os diferenciais, aplicações, os resultados, o número de casos finalizados. 

Haroutioun Dedeyan -  Que bom partilhar com você a minha experiência sobre este novo conceito. Em 2003 eu me senti pronto, comecei a olhar ao redor para encontrar um curso de idiomas na França, em seguida, em 2005 um dos meus colegas me apresentou o sistema  Incognito, imediatamente eu me apaixonei e comecei os meus primeiros casos. 

Em Setembro 2006 eu frequentei o curso de certificação em Milão, em 2007, um curso clínico em Bad Essen,  em 2008 cursos de aperfeiçoamento em Paris, e ao mesmo tempo eu costumava freqüentar regularmente as reuniões dos usuários franceses e internacionais do Incognito.

O processo de fabricação e laboratorial do aparelho Incognito difere fundamentalmente de qualquer outro aparelho lingual. O aparelho todo é feito através da tecnologia CAD / CAM. O modelo de set-up é digitalizado com um scanner 3D e os braquetes são projetados via computador. O sistema braquete / arco consiste inteiramente na  individualização dos componentes. 

As bases dos braquetes e tubos, a posição do corpo do braquete sobre as bases, a orientação do slot do braquete-(ribbonwise), a direção de inserção do arco (vertical / horizontal) e a geometria arco são ajustadas individualmente para cada dente, a oclusão e a prescrição do ortodontista. A tecnologia de prototipagem rápida é usada no processo de fabricação  dos braquetes linguais reais.



A confecção de arcos é uma das partes mais difíceis na ortodontia. Neste sistema, o computador projeta a curvatura dos arcos e robôs são usados ​​para fabricar a forma exata dos arcos. Mesmo os arcos super-elásticos podem ser precisamente formatado. Isso ajuda a resolver três grandes problemas em ortodontia lingual:

1. Desconforto do paciente durante a fase de adaptação: O aparelho é concebido os mais plano possível, não muito superior, o que melhora significativamente o conforto do paciente.

2. Imprecisões durante recolagem: A personalização da base do braquete cobre a maior parte da superfície lingual do dente e por conseguinte, permite a recolagem direta sem a necessidade de quaisquer outros auxiliares de posicionamento.

3. Dificuldades de acabamento: imprecisões do slot devido à produção e variedades resultantes na prescrição de torque são a partir de agora parte do passado. Segundo o fabricante estas divergências não é mais de 0,008 milímetros entre os slots. Os arcos em forma precisa também concedem o alto padrão de acabamento .

A concepção deste novo sistema de braquetes também se mostra vantajoso para o manejo clínico:

1. A ranhura vertical permite inserção do arco  sem o uso "Power Chains".

2. A fabricação do sistema de braquetes Incognito é realizada de acordo com as autorizações realizadas através do sistema de construção modular do software, mesmo nos casos com rotações extremas e coroas clínicas curtas, que produz uma ótima utilização da superfície do esmalte dentário.

3. O sistema dispõe de uma alta flexibilidade, devido ao processo de prototipagem rápida. Cada série de braquete é única, não é apenas desenhado individualmente para o paciente, mas o sistema também permite respeitar a vontade do Ortodontista.

4. A liga de ouro, é usada para confeccionar os braquetes novos, oferece uma alternativa especialmente para pacientes que apresentam uma alergia ao níquel. 




Em 2011, mais de 100.000 casos foram iniciados em todo o mundo. Levando em consideração o que mencionei acima, eu ofereço ortodontia lingual para todos os meus pacientes independentemente da sua idade, a adultos jovens com idade média de 13 para meninas e 14 para meninos. Eu tenho já 200 casos finalizados, que é considerado um bom número de países da Europa Oriental.


Marlos Loiola - Neste sistema, como proceder após a descompensação de um caso ortodôntico voltado a cirurgia ortognática. Tendo noção de que o paciente deve possuir ganchos soldados ao arco ortodontico para utilização de elásticos de inter-maxilares no pós-operatório? 

Haroutioun Dedeyan - Com aparelho incógnito é sossegado e fácil de preparar o paciente para a cirurgia ortognática, botões de resinas compostas transparentes confeccionados através de mini molds  são confeccionados e utilizados  na superfície vestibular dos dentes, onde o cirurgião pode usar facilmente para fixações intermaxilares.


Marlos Loiola - E nas situações que precisamos de usar elásticos inter-maxilares Classe II e Verticais quais são os de eleição e a força empregada?


Haroutioun Dedeyan -  No que diz respeito ao tipo e indicação de elásticos intermaxilares,  normalmente uso: 


-Como elásticos Classe 2, usamos 3/16 diâmetro (4.6mm), e força de 6 Oz 


-Como elásticos verticais para fase de finalização com arcos TMA, usamos elásticos 1/8 de diâmetro (3.2mm) e força de 3,5 Oz.


Caso clinico conduzido pelo Dr. Haroutioun Dedeyan, sequencias de fotografias gentilmente cedidas:






Link da Comunidade que Dr. Dedeyan possui no Facebook que aborda o tema:


Link da clinica do Dr. Dedeyan:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !