ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Dr. Lee Graber - Presidente da American Association of Orthodontists - Parte 01

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Dr. Lee Graber - Presidente da American Association of Orthodontists - Parte 01


O Blog Ortodontia Contemporânea, tem a honra de dividir com os nossos leitores a entrevista concedida pelo Dr. Lee Graber, Presidente da Associação Americana de Ortodontia. Ele fala da evolução que vem acontecendo na Ortodontia, da Importância da atuação das Associações de Classe no meio profissional e com o publico em geral, da organização da reunião (Congresso) da Associação Americana que irá ocorrer em Chicago neste mês de maio dos dias 14 a 17. O Dr. Graber se mostrou muito solicito e atencioso conosco. Mas um grande momento de alegria e cheio de informações que vamos dividir com vocês, colegas da nossa especialidade e que acompanham o nosso BLOG !!!

O Dr. Lee Graber possui Mestrado em Anatomia e em Ortodontia, Doutorado em Cirurgia Odontologica e Pós-Doutorado em Crescimento e Desenvolvimento Humano. Foi Presidente da World Federation of Orthodontists (2000-2005) e atual Presidente da Associação Americana de Ortodontia. Cujo o Fundador e primeiro Presidente foi o Dr. Edward Hartley Angle.

Marlos Loiola - Dr. Lee Graber, a Associação Americana de Ortodontia é uma das entidades de classe mais respeitadas mundialmente. Quais são suas atuações nos Estados Unidos e Canadá?


Dr. Lee Graber - Fundada em 1900, a Associação Americana de Ortodontia (AAO) é a mais antiga e maior organização de especialidade odontológica no mundo. A AAO tem mais de 16.500 membros ortodontistas nos Estados Unidos, Canadá e no exterior. Aproximadamente 18% dos membros da AAO são membros internacionais com cerca de 120 desses membros localizados no Brasil.


A AAO tem continuado o seu programa de sensibilização do público para educar o consumidor sobre cuidados de saúde como a diferença entre um ortodontista e um clínico geral. Esta é uma distinção importante saber se é feito em os EUA, Canadá ou Brasil!


Destacamos em nossos Programas de Conscientização do Consumidor que "os ortodontistas são excepcionalmente qualificados para corrigir os dentes mal alinhados e as bases ósseas maxilares. Eles são especialistas no diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentais e faciais".


Nos Estados Unidos, os ortodontistas recebem uma formação especializada adicional de dois a três anos, além do ensino odontologico, em um programa de residência em ortodontia credenciado. "Somente aqueles que tenham concluído este projeto de formação na especialidade pode chamar-se "Ortodontista" nos Estados Unidos e Canadá, e apenas os especialistas em ortodontia identificados por sua educação e credenciamento são elegíveis para participação no AAO.


Marlos Loiola - Eu li uma entrevista que o doutor concedeu ao New York Times sobre os novos recursos em Ortodontia. Estes englobariam os modelos tridimensionais digitais e métodos de diagnóstico em ortodontia, incluindo imagens geradas em scanners de tomografia computadorizada de feixe cônico. Sabemos também que o tratamento ortodôntico contemporâneo conta com estas metodologias associadas a acessórios mecânicos e novas técnicas na cirurgia disponíveis como: mini implantes, braquetes auto-ligáveis, novas ligas de fios e protocolos como as corticotomias que promovem movimentos rápidos e eficientes das unidades dentarias. Estamos caminhando para atingir os mais altos níveis de excelência no tratamento Ortodontico?


Dr. Lee Graber - Na minha opinião, somos mais capazes de oferecer alta qualidade, personalização do tratamento ortodôntico do que jamais ocorreu antes. Certamente, uma melhor compreensão da base biológica sobre a prática continua a ser importante, mas os avanços tecnológicos nos deram instrumentos através dos quais podemos diagnosticar melhor na ortodontia (e em outras áreas relacionadas da odontologia), facilitando na detecção dos problemas, no plano de tratamento e a na execução do plano de tratamento. A integração das tecnologias baseadas na informática expande nossas capacidades em todas essas áreas.


Como regra geral, nós, como profissionais de saúde deveremos ser adequadamente muito conservadores em fazer mudanças nas técnicas que empregamos. Devemos ter cuidado, no entanto, em dar as novas tecnologias uma avaliação justa e estar preparado para fazer as alterações que estas se revelem benéficas para os nossos pacientes.


Em tempo para a reunião da AAO, acabamos de concluir, a 5 ª edição do livro, Graber e Vanarsdall, “Ortodontia: Princípios e Técnicas atuais”. Na preparação deste volume, as maiores mudanças nesta edição são vistos em tecnologia da informação relacionados, juntamente com a aplicação de instrumentos com os quais o ortodontista pode avaliar adequadamente e instituir novas técnicas para os seus protocolos de atendimento ao paciente.


Marlos Loiola - Em Maio haverá a principal Congresso Mundial de Ortodontia, que AAO organiza, e será em Chicago. Quais são os tópicos mais relevantes que serão discutidos?


Dr. Lee graber - A reunião em Chicago, foi planejada para fornecer uma visão de largo espectro das práticas atuais em Ortodontia para os clínicos ortodônticos, educadores e funcionários das clinicas ortodônticas. Além disso, a série terá um orador destacado por outras questões que têm impacto na ciência e as nossas práticas de vida cotidiana.


O programa científico tem sido desenvolvido nos últimos três anos, sob a orientação dos Professores Rolf Behrents e James A. McNamara. Os tópicos incluem uma gama de considerações para um ortodontista que permeiam à ciência básica até às especificidades técnicas clínicas. Gostaria de incentivar quem estiver considerando a vir para Chicago que registre-se na reunião, a página de visualização é através do programa do doutor em: http://www.aaomembers.org/Flipbook%20AS11%20Doctors%20NEW/Layout_1/index.html


Neste livro você vai encontrar não só o programa científico e uma explicação de cada uma das palestras, mas também uma listagem das atividades especiais associadas com a reunião. Um aspecto por vezes esquecido, é a apresentação do expositor, que será a maior coleção que em qualquer outro lugar do mundo e contará com materiais e serviços para os profissionais de ortodontia.


Chicago é a minha "terra natal" e eu sei que os nossos colegas convidados do Brasil terão uma excelente experiência nesta reunião. Gostaria também de mencionar aos que irão participar desta reunião, que será uma excelente oportunidade de se tornar um membro Internacional da AAO e desfrutar de outros benefícios como membro internacional, além da nossa sessão anual.



Link da AAO:


http://www.aaomembers.org/


Link da Entrevista que o Dr. Lee Graber concedeu ao The New York Times:


http://www.nytimes.com/2010/07/08/fashion/08skin.html?pagewanted=1&_r=3

Um comentário:

Participe !