ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Aplicação Clínica da Imagem Tridimensional Craniofacial em Ortodontia

terça-feira, 17 de julho de 2012

Aplicação Clínica da Imagem Tridimensional Craniofacial em Ortodontia




Neste artigo de 2005, publicado pelo Journal of Medical Sciences; pelos autores J. Martin Palomo, Chin-Yuh Yang, and Mark G. Hans; do Department of Orthodontics, Case Western Reserve University, Cleveland, OH, USA; General Hospital, National Defense Medical Center, Taipei, Taiwan, Republic of China; Mostra a aplicação da tecnologia das imagens tridimensional como auxiliar no diagnóstico ortodontico.


Desde o início da manutenção de registros em ortodontia, os ortodontistas perceberam que a melhor maneira de representar e registro da condição de um paciente seria em três dimensões (3D). Vários métodos foram testados, incluindo moldagens faciais de cada paciente, a fim de capturar uma representação verdadeira da face do paciente, mas os materiais e as tecnologias disponíveis nem sempre permitiam um registro verdadeiro de uma maneira prática e rentável.


Métodos fotográficos e radiográficos foram adotados rapidamente; No entanto, usando dois métodos Bidimensionais para representar uma entidades tridimensionais pode resultar em diagnósticos com informações errôneas ou incompletas. O presente artigo analisa a necessidade de uma terceira dimensão na documentação ortodôntica, com a tecnologia disponível e as tendências possíveis para o futuro.
A captura da documentação ortodôntica 3D pode ser dividida em esqueleto craniofacial e na dentição. Métodos diretos e indiretos podem ser utilizados a fim de acabar com uma imagem 3D. Há maneiras diferentes de visualizar e estudar as imagens em 3D, eles podem ser "impressa", como um objeto 3D, eles podem ser vistas em uma tela de computador, ou mesmo em um ambiente holográfico.


A situação ideal para documentação do paciente seria um registro completo 3D craniofacial usando o formato digital para obter informações individuais, bem como o acesso ao tecido conjuntivo mole da face, esqueleto craniofacial e dentição. Os canners de Tomografia Computadorizada cone bem mostram algum potencial de desenvolvimento para a fonte de documentação ortodontica 3D. Se isso ocorrer, um protocolo para documentação ortodôntica pode acabar sendo realizada em menos de 10 minutos.




Link do artigo na integra via imagingcenter:


2 comentários:

  1. Parabéns pelo seu BLOG! Muito atual e interessante.
    Silvia Vedovello

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Silvia !!! Espero que nos visite sempre e participe !!!!

    ResponderExcluir

Participe !