ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Complications following orthognathic surgery that required early surgical intervention: Fifteen years’ experience.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Complications following orthognathic surgery that required early surgical intervention: Fifteen years’ experience.




Artigo de 2001, publicado na International Journal of Adult Orthodontics & Orthognathic Surgery, pelos autores Ashraf F.Ayoub, Zahid Lalani, Kursheed F. Moos, Graham A.Wood tem como objetivo avaliar as complicações que requerem intervenção precoce após cirurgia ortognática, investigar as causas dessas complicações e as possibilidades de preveni-las.
Total de 821 pacientes foram submetidos à cirurgia ortognática entre Janeiro de 1985 e Janeiro de 2000, sendo que apenas os que necessitaram de um segundo procedimento cirúrgico imediato ou precoce (4 semanas) para resolução da complicação foram avaliados neste estudo. Os parâmetros avaliados foram: diagnóstico pré-operatório, procedimento cirúrgico, complicações pós-operatórias, intervalo entre os procedimentos cirúrgicos e o tipo do segundo procedimento realizado.
Do total, 12 pacientes (9 osteotomia cirúrgica convencional e 3 distração osteogênica) necessitaram ser submetidos a novo procedimento no período de 1 mês após o primeiro procedimento. 75% estavam relacionados à má-oclusão e 25% inclui distração osteogênica e má posicionamento do segmento proximal na osteotomia vertical.
Para evitar o deslocamento do segmento proximal na osteotomia vertical os autores preconizam suturar segmento condilar ao periósteo que recobre o segmento distal, imobilização temporária do segmento proximal ao ramo mandibular e desinserção mínima do músculo pterigoideo medial.
Em relação à correção de excesso vertical posterior de maxila há a tendência de deslocamento do côndilo mandibular durante a manipulação. A mandíbula deve ser manipulada com cuidado pressionando os ângulos mandibulares para evitar o deslocamento dos côndilos e deve-se utilizar guias cirúrgicos de acrílico finos.
As complicações dos casos de distração osteogênica estão relacionados à curva de aprendizado e a elaboração de protocolos de trabalho associado ao desenvolvimento de novos dispositivos de distração.

LINK: http://www.quintpub.com/userhome/aoos/aoos_16_2_ayoub6.pdf



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !