ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Intrusão do primeiro molar superior extruido usando dois mini implantes ortodôncos

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Intrusão do primeiro molar superior extruido usando dois mini implantes ortodôncos


















Neste artigo de 2008, publicado na Angle Orthodontist, pelos autores Neal D. Kravitz; Budi Kusnoto; Peter T. Tsay; William F. Hohlt; do Departmento de Ortodontia, da Universidade de Illinois - Chicago - Estados Unidos da America; Mostra mais uma aplicação dos mini implantes ortodonticos - A intrusão.

Perda do primeiro molar iferior leva frequentemente à extrusão do oponente primeiro molar superior, resultando em interferências oclusais, perda do suporte ósseo periodontal, e espaço insuficiente para restaurar o espaço mandibular desdentado. Sem a intrusão ortodôntica ou cirurgia segmentada de impacção, o restabelecimento da oclusão posterior implica muitas vezes na necessidade de redução significativa coroa do molar superior, com a eventual necessidade de procedimentos dispendiosos como tratamento de canal e restauração protética.

A literatura tem citado sucesso na intrusão de molar superior confeccionando próteses menores, utilizando mini implantes palatino e vestibular ortodônticos e mini placas zigomático. Neste estudo, os autores apresentam êxito na intrusão de molar superior ortodôntica com dois mini implantes em um paciente com extrema extrusão dental e significativa erosão dental devido ao refluxo gástrico.

Usando dois mini implantes ortodôntico para fixação esquelética para intruir o molar superior, houve simplificação do tratamento ortodôntico, eliminando a necessidade de uma cirurgia extensa, aparelhos extra-bucais, e ancoragens intraorais e preservado o indispensável esmalte dentário.

Os resultados clínicos mostraram significativa intrusão através da cortical do assoalho do seio maxilar, mantendo saúde periodontal, vitalidade dental, e comprimento radicular.


Link do artigo na integra via Angle Orthodontist:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !