ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Efeitos dos braquetes autoligados e outros fatores que influenciam os resultados do tratamento ortodôntico: Um estudo de coorte prospectivo

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Efeitos dos braquetes autoligados e outros fatores que influenciam os resultados do tratamento ortodôntico: Um estudo de coorte prospectivo

 






Neste de 2021, publicado no The Korean Journal of Orthodontics, pelo autor Min-Ho Jung, do Department of Orthodontics, Dental Research Institute and School of Dentistry, Seoul National University, Seoul, Korea. Teve o objetivo de avaliar os efeitos dos braquetes autoligados (SBs) e outros fatores que influenciam os resultados do tratamento ortodôntico.

Este estudo de coorte de dois braços incluiu pacientes tratados consecutivamente em um consultório particular. Os pacientes foram solicitados a escolher entre os braquetes autorizados (SBs) e braquetes convencionais (CBs); se algum paciente não tivesse preferência, era alocado aleatoriamente no grupo CB ou SB. Todos os pacientes foram tratados com uma sequência idêntica de arcos. Os parâmetros avaliados foram: duração do tratamento, número de falhas de braquetes, higiene bucal ruim, desgaste elástico ruim, extração, uso de mini-implantes ortodônticos (OMI), falha de OMI, American Board of Orthodontics (ABO) Discrepancy Index (DI), discrepância do comprimento do arco e pontuação ABO Cast-Radiograph Evaluation (CRE). Uma análise estatística de regressão stepwise foi realizada para gerar a equação para predição do CRE.

A amostra final foi composta por 134 pacientes com média de idade de 22,73 anos. A média de DI, CRE e duração do tratamento foram 21,81; 14,25 e 28,63 meses, respectivamente. A análise de covariância mostrou diferença significativa no CRE entre os grupos CB e SB após ajuste para os efeitos das variáveis de confusão. A análise de regressão passo a passo usando quatro variáveis, ou seja, extração, uso de SB, desgaste elástico ruim e uso adicional de aparelho, poderia explicar apenas 25,2% da variância no CRE.

O Autor concluiu que embora o CRE tenha sido significativamente melhor para CBs do que para SBs, o significado clínico deste resultado parece ser limitado. Em  extração,  uso de SB, desgaste elástico ruim e uso adicional de aparelho podem ter efeitos significativos nos resultados do tratamento.


Link do artigo na Integra via E-KJO:

https://e-kjo.org/journal/view.html?uid=1974&vmd=Full



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !