ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: A qualidade e precisão de produtos ortodônticos comercializados, em postagens no Instagram: Uma análise transversal

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

A qualidade e precisão de produtos ortodônticos comercializados, em postagens no Instagram: Uma análise transversal

 





Neste artigo de 2021, publicado na Angle Orthodontist, pelos autores Aslam Alkadhimi; Dalya Al-Moghrabi; Padhraig S. Fleming. Do Department of Orthodontics, The Royal London Dental Hospital, London, United Kingdom; Department of Preventive Dental Sciences, College of Dentistry, Princess Nourah bint Abdulrahman University, Riyadh, Saudi Arabia; and Honorary Senior Research Fellow, Queen Mary University of London, London, United Kingdom e Program Lead in Orthodontics, Institute of Dentistry, Queen Mary University of London, London, United Kingdom. Examinou considerações contidas em postagens do Instagram relacionadas a seis produtos ortodônticos populares comercializados.

Trezentas postagens disponíveis publicamente no Instagram foram identificadas usando as seguintes hashtags do Instagram: #carrieremotion, #damonbraces, #invisalign, #acceledent, #propelorthodontics e #myobrace. A codificação piloto foi realizada em um subconjunto de reivindicações (n=50) e um guia de codificação foi desenvolvido. As reivindicações associadas foram categorizadas em 24 temas reconhecidos e sua precisão avaliada em uma escala de cinco pontos.

Dos 1.730 posts selecionados, 300 foram incluídos para análise. A maioria das postagens era baseada em fotografias (n=244, 81,3%) com o restante (n=56, 18,7%) incluindo vídeos. Metade das postagens envolvia uma foto do produto isoladamente (n=150, 50%), com casos clínicos apresentados em minoria (n= 99, 33%). No geral, 472 reclamações foram incluídas, sendo a duração do tratamento o tema mais frequente (n=125, 26,5%). Em termos de precisão, a maioria das informações foi considerada "falsa" (n=283, 60%) com menos de 2% considerada "objetivamente verdadeira".

Os autores concluíram que a maioria das informações relativas a seis produtos ortodônticos populares comercializados dizia respeito à duração do tratamento. A grande maioria dessas informações não foram apoiadas por evidências e foram consideradas falsas. Esforços devem ser feitos para promover o fornecimento de informações ortodônticas precisas e para verificar as alegações de marketing nas plataformas de mídia social.


Link do artigo na integra via Meridian:

https://meridian.allenpress.com/angle-orthodontist/article/doi/10.2319/070421-530.1/474680/The-nature-and-accuracy-of-Instagram-posts


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