ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Estabilidade e taxa de sucesso de miniparafusos com rosca dupla: um estudo retrospectivo usando a região alveolar vestibular como local de inserção

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Estabilidade e taxa de sucesso de miniparafusos com rosca dupla: um estudo retrospectivo usando a região alveolar vestibular como local de inserção

 



Neste artigo de 2021, publicado na Angle Orthodontist, pelos autores Yeji Lee; Sung-Hwan Choi; Hyung-Seog Yu; Tselmuun Erenebat; Jing Liu; Jung-Yul Cha. Do Department of Orthodontics, Yonsei University College of Dentistry, Seoul, Korea.; Department of Orthodontics, Institute of Cranio- facial Deformity, Yonsei University College of Dentistry, Seoul, Korea. Teve o objetivo de avaliar a estabilidade clínica dos miniparafusos ortodônticos de rosca dupla. Comparando a estabilidade primária e a taxa de sucesso clínico a longo prazo de miniparafusos ortodônticos cilíndricos com rosca dupla e examinar a associação entre vários fatores clínicos e a taxa de sucesso.

Um total de 145 miniparafusos cilíndricos e 135 de rosca dupla foram inseridos nas áreas alveolares vestibulares maxilares e mandibulares de 142 pacientes. Os valores de torque e Periotest (Siemens, Bensheim, Alemanha) foram registrados durante a inserção e remoção. O efeito de variáveis clínicas como sexo, idade, desenho do parafuso, mandíbula, lado de colocação, proximidade da raiz e local de colocação na taxa de sucesso foi examinado usando análise de regressão logística.

Não houve diferença estatisticamente significativa (P = 0.595) na taxa de sucesso clínico geral entre os dois desenhos, com uma taxa de sucesso geral de 82,1% e 84,4% para os miniparafusos cilíndricos e de rosca dupla, respectivamente. A idade e a proximidade da raiz do parafuso foram significativamente associadas à falha (P < 0,05).

Os autores concluiram que os miniparafusos de rosca dupla não mostraram estabilidade superior a longo prazo e taxa de sucesso clínico em comparação com os miniparafusos cilíndricos. Os resultados deste estudo sugerem que a idade do paciente e a proximidade da raiz do parafuso influenciam a taxa de sucesso clínico dos mini-implantes.


Link do artigo na integra via Meridian:


https://meridian.allenpress.com/angle-orthodontist/article/91/4/509/466945/Stability-and-success-rate-of-dual-thread

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !