ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Impacto da extração precoce do canino decíduo na diminuição do apinhamento severo: Influencia intervenções ortodônticas posteriores?

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Impacto da extração precoce do canino decíduo na diminuição do apinhamento severo: Influencia intervenções ortodônticas posteriores?

 



Neste artigo de 2021, publicado no Angle Orthodontist, pelos autores Mhanna A. Aljabab; Muteb Algharbi; Jan Huggare; Farhan Bazargani. Orthodontic and Pediatric Section, Dental Department, King Fahad Medical City, Riyadh, Saudi Arabia; and Division of Orthodontics, Department of Dental Medicine, Karolinska Institute, Stockholm, Sweden. Department of Preventive Den- tistry, College of Dentistry, University of Hail, Hail, Saudi Arabia; and Orthodontic Department, Postgraduate Dental Education, Center, Orebro, Sweden. Division of Orthodontics, Department of Dental Medicine, Karolinska Institute, Stockholm, Sweden. Orthodontic Department, Postgraduate Dental Education Center; and School of Medical Sciences, Faculty of Medicine and Health, Orebro University, Orebro, Sweden. Teve o objetivo de avaliar se havia alguma diferença na necessidade de tratamento ortodôntico, complexidade do tratamento, tempo de tratamento ou o número de visitas entre um grupo de crianças que receberam intervenção precoce (extração de caninos decíduos superiores e inferiores) e um grupo de controle de idade e condição correspondente sem intervenção.

Registros de pacientes e modelos de estudo na dentição mista tardia ou permanente inicial de 46 indivíduos (20 do grupo de extração e 26 do grupo de controle) de um estudo longitudinal prospectivo anterior foram recuperados. A necessidade e a complexidade do tratamento ortodôntico foram avaliadas pelo índice de complexidade, resultado e necessidade (ICON). Os cálculos estatísticos foram realizados por teste t para variáveis de resultado paramétrico (tempo de tratamento, número de visitas e necessidade de tratamento ortodôntico) e teste exato de Fisher para a variável categórica (extrações dentárias).

Não houve diferenças estatisticamente significativas entre os grupos nas pontuações do ICON de necessidade de tratamento ortodôntico (grupo de extração, pontuação média de 59,8; grupo de controle, pontuação média de 52,8), número de visitas (média de cerca de 15 visitas para ambos os grupos) ou tempo de tratamento ( grupo extração, média de 21,5 meses; grupo controle, média de 20,3 meses). A extração de dentes permanentes foi mais prevalente no grupo extração de caninos decíduos (59%) em comparação com o grupo controle (28%); no entanto, isso não foi estatisticamente significativo (P = .07), mas mostrou uma tendência de agravamento do apinhamento e da necessidade futura de extrações ortodônticas.

Os autores concluíram que a remoção precoce de caninos decíduos não reduzirá a necessidade de tratamento ortodôntico posterior, nem sua complexidade, nem diminuirá o tempo de tratamento.


Link do artigo na integra via Meridian:

https://meridian.allenpress.com/angle-orthodontist/article/91/6/743/465479/Impact-of-early-extraction-of-the-deciduous-canine


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !