ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Superposição de modelos digitais 3D da maxila, usando software de código aberto

terça-feira, 30 de julho de 2019

Superposição de modelos digitais 3D da maxila, usando software de código aberto




Neste artigo de 2019, publicado pela Dental Press Journal of Orthodontics, pelos Autores Murilo Augusto Anacleto, Bernardo Quiroga Souki. Da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Odontologia (Belo Horizonte/MG, Brazil). Mostra a proservação e acompanhamento de uma finalização a longo prazo e sua avaliação através da utilização de sobreposição de modelos digitais.

Historicamente, seja para fins de pesquisa ou acompanhamento clínico, a avaliação ortodôntica dos movimentos dentais foi feita usando modelos de estudo de gesso e radiografias bidimensionais (2D). No entanto, novas fronteiras para o diagnóstico, planejamento e avaliação de resultados de tratamentos ortodônticos surgiram, devido às ferramentas digitais revolucionárias que permitem uma análise computadorizada tridimensional (3D) de movimentos dentais por meio de modelos digitais. No entanto, o software para análise 3D costuma ser caro, resultando em acesso limitado aos ortodontistas. O presente estudo teve como objetivo descrever, por meio de um caso clínico apresentado ao Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial, um método para a sobreposição de modelos digitais da maxila utilizando um software de código aberto para avaliação de movimentos dentais.

Os autores concluíram o artigo afirmando que a superposição de modelos digitais 3D permite uma análise interessante do movimento dentário que não pode ser realizada com os modelos convencionais de gesso. Ao mesmo tempo, a possibilidade de o operador selecionar regiões de interesse neste software de código aberto torna mais democrático o uso dessa nova tecnologia.

Link do Artigo na Integra via Scielo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !