ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Retração palatina em massa segmentada de dentes anteriores superiores: Um estudo com elementos finitos

segunda-feira, 8 de julho de 2019

Retração palatina em massa segmentada de dentes anteriores superiores: Um estudo com elementos finitos





Neste artigo de 2019, publicado pelo The Korean Journal of Orthodontics, pelos Autores Jae Hyun ParkYoon-Ah KookYukio KojimaSunock YunJong-Moon Cha. Do Arizona School of Dentistry & Oral Health, A.T. Still University, Mesa, AZ, USA; , Kyung Hee University, Seoul, Korea; Department of Orthodontics, The Catholic University of Korea, Seoul St. Mary’s Hospital, Seoul, Korea; Department of Mechanical Engineering, Nagoya Institute of Technology, Nagoya, Japan; Department of Orthodontics, School of Dentistry, Wonkwang University, Iksan, Korea; Wonkwang Dental Research Institute, School of Dentistry, Wonkwang University, Iksan, Korea. Mostra um estudo biomecâncio do fechamento de espaços através de elementos finitos.

O objetivo do estudo com elementos finitos foi esclarecer a mecânica do movimento dentário na retração palatina em massa segmentada de dentes anteriores superiores usando parafusos de ancoragem e braços de alavanca.

Um método de elementos finitos tridimensionais foi usado para simular os movimentos dentarios ortodônticos. A linha de ação da força foi variada alterando a altura do braço de alavanca e a posição do parafuso de ancoragem.

Quando a linha de ação da força passou pelo centro de resistência (CR), os dentes anteriores mostraram translação. No entanto, quando a linha de ação não era perpendicular ao longo eixo dos dentes anteriores, os dentes anteriores moviam-se corporalmente com uma intrusão inesperada, embora a força fosse transmitida horizontalmente. Para mover os dentes anteriores de corpo sem intrusão e extrusão, uma força descendente passando através do CR era necessária. Quando a linha de ação da força passou apical ao CR, os dentes anteriores inclinaram-se no sentido anti-horário durante a retração e, quando a linha de ação da força passou coronal ao CR, os dentes anteriores foram inclinados no sentido horário durante a retração.

Os autores concluíram que o padrão de movimento dos dentes anteriores mudou dependendo da combinação da altura do braço de alavanca e da posição do parafuso de âncoragem. No entanto, esse padrão pode ser imprevisível em situações clínicas, pois a direção do movimento nem sempre é igual à direção da força.

Link do Artigo na Integra via e-KJO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !