ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Resultados da expansão rápida da maxila, de acordo com os níveis de maturação da sutura palatina

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Resultados da expansão rápida da maxila, de acordo com os níveis de maturação da sutura palatina



Neste artigo 2109, publicado na Progress in Orthodontics, pelos Autores Gülşilay Sayar e  Delal Dara Kılı; Do Department of Orthodontics, School of Dentistry, Istanbul Medipol University,  Unkapanı–Fatih/Istanbul, Turkey. Mostra um estudo comparativo de avaliação da sutura palatina mediana através de cortes tomograficos.

O estudo teve o objetivo comparar a relação entre resultados esqueléticos e dentários do tratamento da expansão rápida da maxila (ERM) em imagens de tomografia computadorizada por feixe cônico (TCFC) entre pacientes com pico pré-púbere (pré-pico) e pico pós-puberal (pós-pico). A hipótese nula foi a de que não houve diferença nos resultados do tratamento da ERM entre os grupos. 

Trinta e dois pacientes  foram submetidos ao protocolo de tratamento ERM e foram classificados de acordo com os níveis de maturação de sutura palatina mediana e, em seguida, divididos em dois grupos como pré-pico e pós-pico. As medidas esqueléticas e dentárias foram realizadas nas imagens de TCFC em T0 (estágio pré-tratamento) e em T1 (estágio pós-tratamento). O teste t pareado foi usado para avaliar os dados distribuídos normalmente e P menor que 0,05 foi considerado como nível de significância.

Houve diferenças significativas entre T0 e T1 dentro dos grupos, mas as mudanças entre os grupos de pacientes pré-pico e pós-pico não foram estatisticamente significantes.

Os autores concluir que  as Mudanças encontradas entre os dois grupos não foram significantes, e a hipótese nula foi excluída.

Link do Artigo na Integra via Progress in Orthodontics:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !