ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Já estou no fio retangular e longe de finalizar. Sabe por quê?

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Já estou no fio retangular e longe de finalizar. Sabe por quê?

       
       O aparelho ortodôntico deveria nos fornecer todos os movimentos que desejamos para os dentes até a finalização do tratamento. No entanto, na etapa de finalização percebe-se algumas inconsistências entre aquilo que esperávamos e aquilo que realmente conseguimos, principalmente em relação aos torques. 

É bastante comum também visualizarmos erros de finalização mesmo utilizando os aparelhos "totalmente pré-ajustados”. Isso acontece porque as dimensões dos slots dos braquetes e também dos fios ortodônticos não correspondem, exatamente, a prescrição indicada pelo fabricante. A limitação da fabricação faz com que os slots fiquem levemente maiores e os fios levemente menores além dos seus ângulos com algum grau arredondamento. Toda essa imprecisão é evidenciada na posição final dos dentes. 

Então, se você finaliza sua sequência de fios e percebe que ainda tem muita coisa pra fazer, mesmo tendo colado com muito critério, saiba que pode não ser um erro seu. Embora não o exima da responsabilidade de conhecer essa folga.

Um grupo de pesquisadores da Itália pesquisaram sobre a folga entre os fios ortodônticos e o slot dos bráquetes. 

Comparative analysis of real and ideal wire-slot play in square and rectangular archwires 
Luca Lombardoa; Angela Arreghinib; Elena Brattic; Francesco Mollicad; Giorgio Spedicatoe; Mattia Merlind; Annalisa Fortinif; Giuseppe Siciliani

Eles testaram a hipótese de que as dimensões dos fios (retangulares e quadrados) não diferem significativamente das dimensões ideais (indicadas pelos fabricantes) e que o arredondamento dos cantos dos fios não afetam a interação destes com o braquete.
O que você acha?

Os autores testaram arcos de fabricantes que vendem no mundo inteiro, como Ormco, Ortho Technology, GAC, 3M entre outros. Escolheram várias dimensões diferentes e ligas diversas também.
A folga entre o fio e o braquete chega a quase 35º quando utilizado o fio 16x22 de aço da Ormco em um braquete de slot 22!
O que isso significa!?
A menos que o dente esteja absurdamente mal posicionado (vestibularizado ou lingualizado excessivamente) o fio 16x22 e o redondo fazem o mesmo efeito de torque: 0. 

Os autores concluem:
  • Os arcos ortodônticos no mercado têm dimensões diferentes das declaradas pelos fabricantes; alguns são grandes e alguns são subdimensionados, num intervalo entre - 26,47% e + 5,10%.
  • Estas discrepâncias são de tamanho estatisticamente significativas em relação ao ideal em alguns casos e em outros não significativas.
  • Há fraca correlação entre a precisão dimensional dos arcos e a liga ou fabricante.
  • Em secção transversal, fios quadrados e retangulares apresentam arredondamento dos cantos  variável em cada canto, e isso tem uma influência significativa sobre a interação dos fios com o braquete.
  • A folga real é invariavelmente maior do que o ideal, caindo dentro do intervalo + 0.98º e + 17.38º; em alguns casos, a folga real é de até três vezes maior do que o ideal.
  • O grau de arredondamento dos cantos do fio está correlacionado com o material usado para fazer o fio ortodôntico; fios revestidos e TMA apresentam menor arredondamento, enquanto esta medição é maior em arcos de aço inoxidável convencionais e super temperado.
  • Para estimar com mais precisão a capacidade de expressão de terceira ordem (torque) dos aparelhos ortodônticos, os clínicos se beneficiariam se mais informações sobre a tolerância dimensional dos fios fossem divulgadas, especialmente o raio de arredondamento dos cantos.


Vale à pena ler este artigo publicado pala Angle (link)

Um comentário:

  1. No livro do Dr. RG Wick Alexander " A disciplina de Alexander- pricípios e filosofias " ed. 2005 tem uma tabela interessante sobre esse assunto. O DR. Alexander diz, neste livro, que cada 0,001 pol. de folga entre o bráquete e o fio produz a perda de 4º graus no torque. Exemplo: arco de aço 17x25 em braquete slot 22 = folga de 0,005 pol. com perda de 20º de torque. Isso equivale a dizer que no bráquete de Roth nos ICs. com torque nominal de 11º teríamos uma resultante negativa de -9º. No mesmo bráquete com arco de aço 19X25 com folga de0,003 pol. com perda de 12º de torque e resultante de -1º. Em ambos os casos nós não teremos nenhum torque ativo. Sempre levei esses dados em consideração e com bastante sucesso. Foi muito bom você ter publicado sobre esse tema pois o que vejo de colegas apanhando de seus casos por desconhecerem isso e darem pouca importância a coordenação dos arcos não está escrito.

    ResponderExcluir

Participe !