Neste artigo de 2012, publicado pelo The journal Clinical Oral Investigations; pelos autores Janalt Damstra ; Zacharias Fourie; Marnix De Wit; Yijin Ren; do Department of Orthodontics, University Medical Center
Groningen, University of Groningen, Netherlands. Mostra um estudo comparativo de assimetrias avaliadas por cefalometria convencional e 3D.
Os Métodos morfométricos são utilizados na biologia para estudar a simetria de um "objeto" em organismos vivos e desta forma, determinar o verdadeiro plano de simetria.
O objetivo deste estudo foi determinar se haviam diferenças clínicas entre cefalometrias tridimensionais(3D) do plano sagital mediano usado para descrever assimetrias craniofaciais e um plano de simetria verdadeiro, derivado de um método morfométrico baseado traços faciais visíveis. A amostra foi composta de 14 crânios secos (9 simétricas e 5 assimétricos) com marcadores metálicos que foram escaneados com tomografia computadorizada cone-beam. Os estudos de erro e análise estatística foram realizados para validar o método morfométrico.
Os planos morfométricos em cefalometrias convencionais foram construídos e comparados. Os planos cefalométricos 3D foram construídos perpendiculares ao plano horizontal de Frankfurt, e se assemelhavam ao plano morfométrico em ambos os grupos simétricos e assimétricos, com diferenças médias de menos de 1 milímetro para a maioria das variáveis. No entanto, os desvios-padrão foram muitas vezes grandes e clinicamente significativos para essas variáveis. Haviam diferenças clinicamente relevantes (>1,00 mm) entre os diferentes planos cefalométricas 3D e o plano sagital médiano verdadeiro de simetria determinada pelas características faciais visíveis.
A diferença entre os planos sagitais mediano cefalométricos 3d e do plano de simetria verdadeiro determinada pelas características faciais visíveis, foram clinicamente relevantes. Cuidado deve ser tomado com os planos sagitais medianos cefalométricos, no diagnóstico e planejamento de tratamento das assimetrias craniofaciais pois podem diferir do verdadeiro plano de simetria conforme determinado por morfometria.
Link do artigo na integra via NCBI:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe !