Neste artigo de 2012, publicado pelo THE KOREAN JOURNAL of
ORTHODONTICS, pelos autores Tae-Joon Park, Sang-Hyun Lee e Ki-Soo Lee; do Department of Orthodontics, Graduate
School, Kyung Hee University School of
Dentistry, Seoul, Korea. Mostra um estudo que procura mostrar a viabilidade e aplicação de dois métodos de sobreposição dos modelos digitais em imagens tomográficas.
O objetivo deste estudo foi desenvolver um método de superposição de imagens imagens em 3 dimensões (3D) do arco inferior usando tomografia computadorizada de feixe cônico (CBCT) e modelagem ortodôntica 3D digital.
Imagens 3D de TCFC foram adquiridas pela substituição da parte dental das imagens em 3D com imagens tomográficas odontológicas precisas de um modelo 3D digital ortodôntico. As imagens foram adquiridas antes e após o tratamento. Para a sobreposição, dois métodos de sobreposição foram concebidos. Sobreposição de superfície foi baseada na estrutura da mandíbula por emparelhamento de superfície-a-superfície (método de melhor ajustamento) osso basal. O plano de superposição foi baseado em estruturas anatômicas (forame mental e lingual). Para a avaliação, 10 pontos de referência, incluindo dentes e as estruturas anatômicas foram atribuídos, e sobreposições e as medições foram realizadas 30 vezes para determinar o método mais reprodutível e confiável.
Todos os marcos demonstraram que o método de sobreposição de superfície produziram valores de coordenadas relativamente mais consistentes. As distâncias médias dos valores dos pontos de referência medidos a partir do meio, foram estatisticamente significativamente mais baixos com o método sobreposições superfície.
Os autores concluíram que entre os dois métodos de sobreposição concebidos para a avaliação das alterações 3D no arco inferior, a sobreposição de superfície foi o método mais simples, reprodutível e confiável.
Link do Artigo na Integra voa e-KJO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe !