ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Entrevista com o Professor Dr. Chung How Kau - Parte 02

terça-feira, 16 de junho de 2015

Entrevista com o Professor Dr. Chung How Kau - Parte 02



Segue a segunda parte da entrevista que  o Blog Ortodontia Contemporânea realizou com um dos grandes nomes da pesquisa ligada a tecnologia 3D na Ortodontia e na Biologia da movimentação dentaria acelerada. O Dr. Chung How Kau que é Professor da cadeira de Ortodontia na Universidade de Birmingham no Alabama - Estados Unidos. Autor de dois Livros Clássicos, que abordam assuntos ligados a Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico. Aqui no Brasil vem colaborando conosco em alguns artigos que escrevemos na coluna OrtoTecnologia da Revista da Sociedade Paulista de Ortodontia (SPO).


Marlos Loiola -  Você também possui linhas de estudos ligados a biologia do movimento ortodontico acelerado. Como andam as pesquisas nesta área?

Prof. Dr. Chung H. Kau - Há três maneiras de acelerar o movimento dentário. Estes procedimentos incluem técnicas cirúrgicas através das corticotomias assistidas, terapias químicas e terapias com dispositivos assistidas. Estamos conduzindo uma quantidade  interessante de casos na clínica da UAB (Universidade do Alabama) e será a próxima onda na ortodontia.











  

Marlos Loiola - Qual sua opinião sobre as corticotomias?

Prof. Dr. Chung H. Kau - As Corticotomias já tem seu lugar na Ortodontia. Estudos têm demonstrado um aumento de até 4 vezes nas taxas de movimentação dentaria. Estas técnicas apresentam a precisão quando cuidadosamente aplicadas.

Marlos Loiola -   Surgiu no mercado um dispositivo chamado de Biolux, e que você vem estudando. Como funciona esta tecnologia?

Prof. Dr. Chung H. Kau - O Biolux usa uma tecnologia conhecida como fotobiomodulação, que consegue regular a biologia. Os nossos estudos iniciais têm  demonstrado resultados iniciais extremamente bons na fase de alinhamento de tratamento ortodontico.




Marlos Loiola -   Com relação aos modelos dentários digitais gerados por imagens tomográficas. São fidedignos?  Existe um protocolo próprio para a tomada da tomografia para conseguir boas imagens dos arcos e elementos dentários? Poderemos um dia não precisar mais dos modelos de gesso e os digitais escaneados? 

Prof. Dr. Chung H. Kau - Nós publicamos três trabalhos sobre o uso de modelos dentários digitais gerados por tomografias computadorizadas de feixe cônico (TCFC). As tabelas referentes a oclusão, com a dentição ocluindo,  demonstraram-se levemente distorcidas. No entanto, as dimensões lineares foram altamente precisas. 


Eu diria que os modelos de estudo gerados por TCFC  são bons o suficiente como modelos de diagnóstico, mas os de varredura em CAD (Escaneados) ainda são exigidos para os procedimentos de planejamento de colagens indiretas e na customização de aparelhos.



Link do Departamento de Ortodontia da Universidade do Alabama:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !