ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Entrevista com o Professor Dr. Chung How Kau - Parte 01

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Entrevista com o Professor Dr. Chung How Kau - Parte 01



O Blog Ortodontia Contemporânea, com grande satisfação realizou uma entrevista  com um dos grandes nomes da pesquisa ligada a tecnologia 3D na Ortodontia e na Biologia da movimentação dentaria acelerada. Atualmente é Professor da cadeira de Ortodontia na Universidade de Birmingham no Alabama - Estados Unidos. Autor de dois Livros Clássicos, que abordam assuntos ligados a Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico. Aqui no Brasil vem colaborando conosco em alguns artigos que escrevemos na coluna OrtoTecnologia da Revista da Sociedade Paulista de Ortodontia (SPO).






Marlos Loiola - Professor  Kau nos conte um pouco sobre sua história acadêmica e profissional. Graduação, pós-graduação, publicações e linhas de pesquisa.

Prof. Dr. Chung H. Kaw - Eu completei meu curso de Odontologia na Faculdade de Odontologia da Universidade Nacional de Cingapura. Após um período de prática em clinica geral, eu me matriculei na Faculdade de Odontologia da Universidade de Cardiff, onde eu conclui meu Mestrado em Ortodontia e Doutorado em Odontologia. Fui nomeado professor clínico em Cardiff, em 2002. Professor Associado e Diretor do centro de Imagem 3D em Houston, em 2006. Presidente e Professor em Birmingham Alabama em 2010. 

Meu foco é a pesquisa em imagens 3D e movimento dentário acelerado. Meus interesses secundários incluem anomalias craniofaciais, ortodontia preventiva e ortodontia baseadas em evidências.

Marlos Loiola - Atualmente você é um dos pesquisadores que mais publica sobre as aplicações e os recursos que a tomografia cone beam e os softwares tem a oferecer a Ortodontia e ao Ortodontista. Quais destes recursos o ortodontista clinico já pode utilizar rotineiramente no seu dia a dia?

Prof. Dr. Chung H. Kaw - A Tecnologia está melhorando em um ritmo muito rápido. Existem várias aplicações na Ortodontia que empregam tecnologia 3D. Tomemos, por exemplo, o sistema Invisalign, Aparelhos vestibulares (Insignia e SureSmile) e aparelhos linguais (Harmony). Eu prevejo que essas tecnologias se tornarão cada vez mais prevalente no mercado ortodôntico.







Marlos Loiola - Em relação a radiação gerada e emitida pelos tomógrafos odontológicos. Quais suas considerações sobre os riscos e protocolos de indicação dos pacientes a este recurso de diagnóstico?

Prof. Dr. Chung H. Kaw - Eu acredito que o princípio da ALARA deva ser aplicado em todas situações voltadas aos cuidados do paciente. A Tomografia Computadorizada de Feixe Conico deve ser usada quando a dose de radiação justifique a sua utilização. Se a tecnologia é utilizada tanto para o diagnóstico como para o planejamento, e desta forma, busque aumentar a eficiência e segurança do tratamento,  é bem justificado a sua utilização.


Marlos Loiola -   As cefalometrias tridimensionais já são confiáveis? Existem valores e normas? Como utilizá-las no diagnóstico Ortodontico?

Prof. Dr. Chung H. Kaw - Elas ainda estão sendo desenvolvidas. Eu tenho aplicado templates com médias dos tecidos moles para casos clínicos e para a compreensão das populações. Isto demonstra que um novo método de análise é necessário.



Link do Departamento de Ortodontia da Universidade do Alabama:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !