ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Uma revisão sobre a utilização de Robôs na Prótese Dentária e Ortodontia

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Uma revisão sobre a utilização de Robôs na Prótese Dentária e Ortodontia






Neste artigo de 2015, publicado pela Advances in Mechanical Engineering, pelos autores Jin-gang Jiang, Yong-de Zhang, Chun-ge Wei, Tian-hua He e Yi Liu; da Harbin University of Science and Technology, Harbin, China e da Peking University School of Stomatology, Beijing, China. Demonstra que paulatinamente a robótica vem se inserindo na odontologia, principalmente nas áreas de prótese dentaria e Ortodontia.

A aplicação da robotica para prótese dentária e ortodontia é um novo capitulo na novela das aplicações da tecnologia na área médica. Estes tipos de robôs podem realizar a fabricação de próteses totais ou parciais, implantodontia dentária, e no contorneamento dos arcos ortodonticos. Foi efetuada uma revisão crítica sobre o desenvolvimento da aplicação do robôs na prótese e ortodontia para identificar as limitações dos estudos existentes e esclarecer algumas direções de pesquisa promissoras neste campo. Este artigo é apresentado para resumir os achados e compreensão dos mesmos. São analisados os principais problemas no seu desenvolvimento, a tendência de desenvolvimento está previsto, e a pesquisa futura é discutida.
Devido à vantagem de padronização, industrialização e inteligência do robô na prótese e ortodontia, os autores concluíram que eles podem realizar a grande revolução  qualitativa e quantitativa nas duas áreas da odontologia, e tem sido um importante a introdução e desenvolvimento de robôs nesta área médica. O estado da arte na aplicação e pesquisa com robôs na prótese e ortodontia já foram  introduzidas, e os requisitos básicos e as dificuldades da utilização do robô nessas áreas  são apontada em pesquisas; finalmente no futuro é esperado avanços em três aspectos como:  novas estruturas, sensores e técnicas de controle, e  facilitando a interação humano-computador.

Link do artigo na integra via ade.sagepub:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !