ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Um estudo com elementos finitos sobre os efeitos da distração osteogenica na região da sínfise mandibular no disco articular

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Um estudo com elementos finitos sobre os efeitos da distração osteogenica na região da sínfise mandibular no disco articular





Neste artigo de 2012, publicado na Angle Orthodontist, pelos autores Ki-Nam Kim; Bong-Kuen Cha; Dong-Soon Choi; Insan Jang; Yang-Jin Yi; Paul-Georg Jost-Brinkmann; do Department of Orthodontics, College of Dentistry, Gangneung-Wonju National University, Gangneung; Department of Prosthodontics, Section of Dentistry, Seoul National University Bundang Hospital, Seongnam; South Korea; Department of Orthodontics, Dentofacial Ortho- pedics and Pedodontics, Center for Dental and Craniofacial Sciences, Charite ́—Universitatsmedizin Berlin - Germany. Mostra um estudo realizado baseado em elementos finitos, o qual mostra o impacto da distração osteogênica na região da sinfise mandibular na região da Articulação Temporo Mandibular.

Este estudo foi realizado com o objetivo de avaliar o efeito biomecânico da distração osteogenica na região media da sínfise mandibular, com três tipos de distrações no disco articular, usando uma análise tridimensional em modelo de elementos finitos.

Um modelo virtual da mandíbula foi produzido a partir de imagens de tomografia computadorizada de um homem saudável de 27 anos. Um modelo de elementos finitos da expansão, mandíbula do osso-dente e os distratores do tipo híbridos foram simulados com os músculos de fechamento da mandíbula. A distribuição de deslocamento e estresse do disco articular e da mandíbula foram analisados​​.

Com o aparelho ósseo-"borne" na área de processo alveolar foi deslocado mais do que a área do osso basal. O aparelho dentos suportado deslocou o corpo de mandíbula de um modo paralelo e mostrou elevado nível da tensão von Mises no processo alveolar e na região "ramal", bem como na área do pescoço condilar. O do tipo híbrido mostrou valor médio da distribuição de deslocamento e estresse em comparação com o tipo de osso e dente-"borne"-"borne". No disco articular a tensão de compressão foi concentrada na área ântero-medial e póstero-lateral, e foi maior no distrator dente-"borne", seguido do aparelho híbrido e osso-"borne".

Os autores concluíram que o aparelho distrator dento suportado produziu uma expansão mais paralela com alargamento ósseo na área média da sinfise e maior expansão na região molar, no entanto, é induzida maior concentração de tensões no disco articular do que o aparelho híbrido e do osso-"borne". Para quaisquer efeitos secundários a longo prazo na articulação temporomandibular, especialmente em relação ao distrator dentossuportado, deverá ser realizado.

Link do artigo na integra via Angle Orthodontist:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !