ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Um estudo sobre a ligação de ancoragem ortodôntica a estrutura óssea

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Um estudo sobre a ligação de ancoragem ortodôntica a estrutura óssea




Neste artigo de 2010, publicado pela Angle Orthodontist, pelos autores Xianjv Xie; Yuxing Bai; Ying Lv; Weiming Gao; do Department of Orthodontics, School of Stomatology, Capital Medical University, Beijing, China; Mostra um estudo interessante sobre a adesão dos dispositivos de ancoragem ortodontica a estrutura óssea.

O estudo deste artigo teve dois objetivos: (1) Medir a capacidade  de carga máxima de uma nova ancoragem esquelética, denominada ''ancoragem de ligação óssea'', e (2) estudar a sua base histológica.

Um total de 81 elementos de fixações de colagem  foram fixadas na superfície óssea de uma tíbia, de 12 coelhos brancos orelha grande com ciano acrilato N-2-butil. Os 12 animais foram divididos em grupos designados como grupos: imediato, duas semanas, quatro semanas, e oito semanas após a cirurgia. A capacidade de carga máxima de cada grupo foi medida, e as alterações histológicas foram observadas.

Os resultados indicaram uma tendência para uma diminuição inicial e, em seguida, um aumento na capacidade máxima de carga da ancoragem fixada aos ossos. O valor médio do grupo de 8 semanas atingiu 45,69 N, que pode satisfazer as necessidades clínicas ortodônticas. Histologicamente, a formação de novo osso foi encontrada em torno da base da fixação ancoragem aos ossos, que envolveu a base até a parte que foi introduzida aos ossos, criando uma base histológica de capacidade de carga máxima. No experimento, a taxa de falha total da fixação de ligação óssea foi de 13,6%, e nenhuma falha ocorreu nos grupos de imediato e oito semanas.

A capacidade de carga da ancoragem com ligação óssea foi suficiente para o uso na ortodontia, mas ele pode ou não ser aplicado a fundo na prática clínica, o que necessita de estudos mais aprofundados.


Link do artigo na integra via Angle Orthodontist:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !