ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Análise computadorizada do sorriso em Ortodontia

sexta-feira, 22 de março de 2013

Análise computadorizada do sorriso em Ortodontia



Neste artigo de 2006, publicado pela Revista Sul-Brasileira de Odontologia, pelos autores Luiz Vicente de Moura LOPES; Simone Regina STASZAK; Alexandre MORO; Mike dos Reis BUENO; do curso de Odontologia do Centro Universitário Positivo – PR; da disciplina de Ortodontia e Ortopedia Facial da Universidade Federal do Paraná e do Centro Universitário Positivo –PR; da disciplina de Estomatologia e Diagnóstico Bucal – UNIC/MT. Realiza a análise de fotografias computadorizadas, padronizadas, do sorriso máximo, em pacientes do sexo masculino, como complemento à documentação ortodôntica, para auxiliar não somente no diagnóstico e planejamento, mas também na avaliação dos resultados obtidos.


A estética é provavelmente o grande fator de motivação do paciente na busca pelo tratamento ortodôntico. Os ortodontistas têm dedicado muito dos seus esforços no sentido de desenvolver um tratamento em que a função e a estética estejam presentes, não sacrificando uma em detrimento da outra. Apesar de serem encontradas diversas análises faciais propostas, a maioria está voltada para uma visão do perfil, e pouca atenção tem sido dada à análise frontal, especialmente do sorriso, apesar da valorização deste pelo paciente.


A análise das fotografias oferece ao paciente uma visualização do seu sorriso do início ao final do tratamento, proporcionando uma interação entre paciente e profissional, além de uma visualização das limitações estéticas impostas pelos tecidos tegumentares.


Neste estudo todos os pacientes foram fotografados na posiçãonatural da cabeça, utilizando-se um equipamento composto por câmera fotográfica Canon EOS Digital Rebel de 6,3 megapixels, com lente macro de 50 mm e flash circular MR-14EX, montado em tripé Guest PGV170. Foram produzidas fotografias de dimensões 3072 X 2048 e tamanho 2,10 MB, em formato JPEG. Para a tomada da referência vertical da cabeça foram utilizados um fio de linha preso ao teto com um peso na extremidade e um espelho plano de 1,0 x 0,5 m fixo na parede, em frente do paciente. Foi utilizada uma régua Trident modelo OP-15, cor transparente, apoiada sobre o mento.


Todos os 28 jovens foram fotografados em visão frontal, permanecendo sentados, com a coluna ereta, pernas levemente afastadas e pés apoiados firmemente no chão. As fotografias foram feitas em seqüência e pelo mesmo operador, num período de duas semanas.


Foram realizadas fotografias do sorriso máximo, ou seja, apresentando o máximo de contração da musculatura peribucal, como orientado aos pacientes, em uma maior aproximação, com os dentes mantidos em MIH (máxima intercuspidação habitual). A velocidade de 200, a abertura da lente de 22 e o ISO100 foram constantes para todas as fotografias. Para permitir uma correlação entre as medidas reais e as obtidas nas fotografias, foi solicitado que segurassem uma régua apoiada levemente sobre o mento, um poucoa baixo da borda inferior, para não prejudicar a sua visualização.


As fotografias foram transferidas para ocomputador, em formato JPEG, e colocadas no programa CEFX 2001 Cefalometria Computadorizada – CDT. Cada paciente foi cadastrado e sua imagem importada para o programa, em que foi feita a calibragem individual por intermédio da régua das fotografias, obtendo-se no relatório de medidas valores reais. Os pontos foram marcados, e o relatório de medidas, impresso. Num intervalo de 15 dias, 12 indivíduos selecionados ao acaso tiveram seus pontos marcados novamente e seus relatórios de medidas reimpressos, para verificar a confiabilidade do método.


Pelos valores de cada variável dos 28 pacientes, foi obtida a análise estatística das medidas fotométricas computadorizadas do sorriso, assim como por meio da segunda medição dos 12 pacientes escolhidos ao acaso. Foi obtido o resultado da análisedo erro.




Conclusão


Em vista dos resultados expostos e discutidos, pode-se chegar às seguintes conclusões:


• Foi obtido um método computadorizado para a análisede medidas lineares, angulares e proporcionais de fotografias padronizadas do sorriso máximo, sendo um instrumento auxiliar efetivo na documentação ortodôntica, otimizando o diagnóstico, o planejamentoe a comunicação com o paciente e outros profissionais envolvidos no tratamento;


• Os valores médios e do desvio-padrão, assim comoos valores mínimo, máximo e do intervalo de confiança a 95% das variáveis da amostra, foram calculados;


• Foi constatado que esse método computadorizado é recomendável principalmente pela praticidade, agilidade, visualização e precisão, por haver a transformação individualizada dos valores encontrados nas fotografias em valores reais;


• Pela análise do erro concluiu-se que o método computadorizado para a análise do sorriso é confiável.


Link do artigo na integra via redalyc:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !