Neste artigo de 2000, publicado pela Angle Orthodontics, pelos autores B. Nebbe; P. W. Major; Universidade de Alberta, Edmonton, Alberta - Canadá, publicaram um estudo das ATMs feito em pacientes jovens que iriam se submeter a taratamento Ortodontico.
Este estudo avaliou a prevalência do deslocamento do disco da articulação temporomandibular (ATM) em adolescentes, previamente ao tratamento ortodontico (75 meninos, 119 meninas) por meio da ressonância magnética (RM).
Cento e trinta e oito inividuos consecutivos, foram recrutados independentemente de sinais e sintomas da ATM, enquanto que Outros 56 indivíduos foram encaminhados com sinais ou sintomas associados. Medidas quantitativas do compromento do deslocamento do disco foram utilizados para classificar o grau de desarranjo interno, em 6 categorias com base em fatias sagitas em RM das articulações.
Além disso, foi determinado o deslocamento lateral do disco a partir das imagens de ressonância magnética coronal conjunta. Posições unilaterais e bilaterais do disco em posição normal foi mais prevalente meninos em comparação com as meninas. Todas as formas de deslocamento disco anterior e rotação foram mais prevalentes em a amostra do sexo feminino do que no masculino.
O deslocamento lateral foi mais prevalente nas meninas do que meninos e ocorreram mais freqüentemente em uma direção lateral, em vez de uma direção medial. Este estudo apóia estudos anteriores sugerindo que os deslocamentos do disco articular ocorrem freqüentemente em pacientes adolescentes pré-tratamento ortodontico.
Link do Artigo na Integra via Angle Orthodontics:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe !