ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Fatores que afetam a duração do tratamento ortodôntico: Uma revisão sistemática

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Fatores que afetam a duração do tratamento ortodôntico: Uma revisão sistemática

Neste artigo de 2008, publicado pelo Jornal Europeu de Ortodontia (Europen Journal of Orthodontics) , os autores Dimitrios Mavreas e Athanasios E. Athanasiou, da Universidade de Thessaloniki - Grecia, apresentaram uma revisão sistemática sobre os fatores que influenciam no tempo do tratamento ortodôntico.


Muitos autores relatam que o tempo total de tratamento elevado é um desestimulante para o início de tratamentos nos adultos. Acredito que seja importante compreender este aspecto da vida clínica diária para saber evitar atrasos desnecessários.

Os autores pesquisaram 41 artigos de 5 grandes revistas de ortodontia e concluíram que (01) os tratamentos com exodontias tendem a demorar mais que os sem exodontias. (02) A idade parece não determinar alterações do tempo de tratamento desde que estejam todos em dentição permanente. (03) Quando considerada a classe II, divisão , está evidenciado que quanto antes começar o tratamento maior será o tempo total. (04) Não se tem uma informação segura quanto ao tempo de tratamento na rede publica. (05) Quando o tratamento é orto-cirúrgico a duração pode variar muito e parece depender dos profissionais envolvidos. (06)  Vários fatores , como a técnica empregada, a habilidade e número de  profissionais envolvidos, cooperação do paciente e a severidade da má oclusão inicial, tem sua parte na determinação do tempo do tratamento. (07) Caninos impactados parecem prolongar o tempo total.

Para ter acesso ao artigo completo em PDF, via EJODO, clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !