ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Uma Comparação entre as medidas dentárias em modelos digitais obtidos por tomografia e os digitalizados.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Uma Comparação entre as medidas dentárias em modelos digitais obtidos por tomografia e os digitalizados.




Há quase um ano, mais precisamente em 28 de maio de 2011, postamos um artigo do Dr.Chung How Kau, originalmente publicado pelo Angle Orthodonthist, que utilizava o índice Little para comparar os modelos digitais obtidos diretamente das tomografias cone bean e os modelos obtidos pela digitalização dos convencionais de gesso por OrthoCAD.Naquela postagem falamos que os autores cocluíram que os modelos digitais diretos são tão confiáveis quanto os digitalizados, de acordo com os seus resultados e metodologia.

Em março de 2011, publicado pelo European Journal of Orthodontics, constando como autores, B. Tarazona, J. M. Llamas, R. Cibrian, J. L. Gandia, and V. Paredes, mais um trabalho mostra a confiabilidade dos modelos digitais, quando comparados com os digitalizados. Desta vez usando medias mésio-distais dos dentes, distância intercanina, intermolares e comprimento total do arco.



Utilizou-se de 27 modelos digitalizados e as tomografias dos mesmo pacientes analizadas com o software Invivodental.

Todas as diferenças, apesar de estatisticamente significantes, foram consideradas clinicamente aceitáveis.


Evidenciamos portanto fontes de duas das maiores revistas do mundo apontando para a utilização das tomografias como exame substituidor também dos modelos.

Para ler o arquivo na íntegra via ejo.oxfordjournals clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !