ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Confiabilidade, validade e reprodutibilidade de três métodos utilizados para medir a largura dos dentes para análises bolton.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Confiabilidade, validade e reprodutibilidade de três métodos utilizados para medir a largura dos dentes para análises bolton.



Esse artigo publicado no Jornal Australiano de Ortodontia, Aust Orthod J. 2009 Nov;25(2):97-103, pelos autores Daron R. Stevens, Carlos Flores-Mir, Brian Nebbe, Donald W. Raboud, Giseon Heo, e Paul W. Majorf, analisam 3 métodos para a realização das medidas necessárias para a análise de Bolton.



Há muito tempo as medidas realizadas com paquimetro digital são tidas como padrão ouro em termos de método para análises de modelo. Neste estudo os modelos foram digitalizados e as medidas feitas através de software. Os autores concluíram que os modelos digitalizados são tão precisos quanto os tradicionais de gesso.

Concluíram que o método mais moderno não poderia sugerir ao ortodontista um diagnóstico diferente por discrepâncias nas medidas necessárias para a análise de Bolton.


Para ver o artigo na íntegra clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !