ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Avaliação quantitativa por tomografia computadorizada de feixe cônico de espessuras dos tecidos duros e moles na região da sutura palatina mediana para facilitar a colocação de mini-implantes ortodônticos

terça-feira, 14 de setembro de 2021

Avaliação quantitativa por tomografia computadorizada de feixe cônico de espessuras dos tecidos duros e moles na região da sutura palatina mediana para facilitar a colocação de mini-implantes ortodônticos

 




Neste artigo de 2021, publicado no The Korean Journal of Orthodontics, pelos autores Song-Hee OhSae Rom Lee;  Jin-Young Choi;  Seong-Hun Kim;  Eui-Hwan Hwang;  Gerald Nelson. Do Department of Oral and Maxillofacial Radiology, Graduate School, Kyung Hee University, Seoul, Korea e do Department of Orthodontics, Graduate School, Kyung Hee University, Seoul, Korea. Teve o objetivo de identificar os locais mais favoráveis que otimizariam a estabilidade inicial e a taxa de sobrevivência dos mini-implantes ortodônticos, o estudo mediu as espessuras dos tecidos duros e moles nas regiões mediana e paramediana do palato usando tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) e determinou o sexo possível - e diferenças relacionadas à idade nessas espessuras.

A amostra do estudo foi composta por imagens de TCFC de 189 indivíduos saudáveis. A amostra foi dividida em quatro grupos de acordo com a idade. Uma área de grade foi definida para a medição da espessura dos tecidos duros e moles do palato. As linhas verticais foram marcadas em intervalos de 0, 1,5 e 3,0 mm laterais à sutura palatina mediana, enquanto as linhas horizontais foram marcadas em intervalos de 2 mm até 24 mm da margem posterior do forame incisivo. As medições foram feitas em 65 pontos de intersecção entre as linhas horizontais e verticais.

A espessura do tecido duro palatino diminuiu da região anterior para posterior, com diminuição na direção medial para lateral nas regiões média e posterior. Embora o tecido mole seja bastante espesso ao redor das faces laterais do arco palatino, ele formou uma camada constante com apenas 1–2 mm de espessura em todo o palato. Diferenças estatisticamente significativas foram observadas de acordo com sexo e idade.

Os autores concluíram que tanto o palato ântero-lateral quanto a sutura palatina mediana parecem ser os locais mais favoráveis para a inserção de mini-implantes ortodônticos. A espessura do palato difere por idade e sexo; essas diferenças devem ser consideradas no planejamento da colocação de mini-implantes ortodônticos.

Link do artigo na integra via E-KJO:

https://e-kjo.org/journal/view.html?doi=10.4041/kjod.2021.51.4.260

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !