


Neste artigo de 2020, publicado na The Korean Journal of Orthodontics, pelos Autores Seung-Weon; Lim; Ryu-Jin Moon; Min-Seok Kim; Min-Hee Oh; Kyung-Min Lee; Hyeon-Shik Hwang; Tae-Woo Kim; Seung-Hak Baek; Jin-Hyoung Cho. Do Department of Orthodontics, Department of Oral Anatomy, School of Dentistry, Chonnam National University, Gwangju, Korea e do Department of Orthodontics, School of Dentistry, Seoul National University, Seoul, Korea. Avalia a reprodutibilidade da construção de um modelo de dente de composito (CTM) composto por uma coroa digitalizada intraoral e uma raiz digitalizada por tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC).
O estudo avaliou 240 dentes (30 incisivos centrais, 30 caninos, 30 segundos pré-molares e 30 primeiros molares nos arcos maxilares e mandibulares) de 15 pacientes adultos jovens, cuja varredura intraoral pré-tratamento e a Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCFC) estavam disponíveis. Examinador-Referencia (3 anos de experiência na construção de CTM) e Examinadores-A e Examinadores-B (sem experiência) construíram os CTMs individuais de forma independente, executando as seguintes etapas: aquisição e processamento de imagens em um modelo tridimensional, integração de coroas digitalizadas e dentes digitalizados por TCFC e substituição da coroa digitalizada por TCFC pela coroa digitalizada intraoral. Foi medido o ângulo do eixo dentário em termos de angulação mesiodistal e inclinação vestíbulo-lingual dos CTMs construídos pelos três examinadores. Para avaliar a reprodutibilidade da construção de CTMs, avaliações do coeficiente de correlação intraclasse (ICC) foram realizadas.
Os valores de ICC da angulação mesiodistal e inclinação vestíbulo-lingual entre os 3 examinadores mostraram excelente concordância (0,950–0,992 e 0,965–0,993; 0,976–0,994 e 0,973–0,995 nas arcadas maxilar e mandibular, respectivamente).
Os Autores concluiram que o CTM mostrou excelente reprodutibilidade de construção na angulação mesiodistal e inclinação vestíbulo-lingual independente da habilidade de construção e nível de experiência dos examinadores.
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