ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Reprodutibilidade da construção de um modelo de dente de composito composto por uma coroa escaneada intraoral e uma raiz escaneada por tomografia computadorizada de feixe cônico

terça-feira, 8 de setembro de 2020

Reprodutibilidade da construção de um modelo de dente de composito composto por uma coroa escaneada intraoral e uma raiz escaneada por tomografia computadorizada de feixe cônico

 




Neste artigo de 2020, publicado na The Korean Journal of Orthodontics, pelos Autores Seung-Weon; LimRyu-Jin Moon; Min-Seok Kim; Min-Hee Oh; Kyung-Min Lee;  Hyeon-Shik HwangTae-Woo KimSeung-Hak Baek; Jin-Hyoung Cho. Do Department of Orthodontics, Department of Oral Anatomy, School of Dentistry, Chonnam National University, Gwangju, Korea e do Department of Orthodontics, School of Dentistry, Seoul National University, Seoul, Korea. Avalia a reprodutibilidade da construção de um modelo de dente de composito (CTM) composto por uma coroa digitalizada intraoral e uma raiz digitalizada por tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC).

O estudo avaliou 240 dentes (30 incisivos centrais, 30 caninos, 30 segundos pré-molares e 30 primeiros molares nos arcos maxilares e mandibulares) de 15 pacientes adultos jovens, cuja varredura intraoral pré-tratamento e a Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCFC) estavam disponíveis. Examinador-Referencia (3 anos de experiência na construção de CTM) e Examinadores-A e Examinadores-B (sem experiência) construíram os CTMs individuais de forma independente, executando as seguintes etapas: aquisição e processamento de imagens em um modelo tridimensional, integração de coroas digitalizadas e dentes digitalizados por TCFC e substituição da coroa digitalizada por TCFC pela coroa digitalizada intraoral. Foi medido o ângulo do eixo dentário em termos de angulação mesiodistal e inclinação vestíbulo-lingual dos CTMs construídos pelos três examinadores. Para avaliar a reprodutibilidade da construção de CTMs, avaliações do coeficiente de correlação intraclasse (ICC) foram realizadas.

Os valores de ICC da angulação mesiodistal e inclinação vestíbulo-lingual entre os 3 examinadores mostraram excelente concordância (0,950–0,992 e 0,965–0,993; 0,976–0,994 e 0,973–0,995 nas arcadas maxilar e mandibular, respectivamente).

Os Autores concluiram que o CTM mostrou excelente reprodutibilidade de construção na angulação mesiodistal e inclinação vestíbulo-lingual independente da habilidade de construção e nível de experiência dos examinadores.

Link do Artigo na integra via e-KJO:

https://e-kjo.org/journal/view.html?uid=1899&vmd=Full

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !