ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Entrevista com o Professor Dr Jay Bowman - Parte 4

terça-feira, 1 de novembro de 2022

Entrevista com o Professor Dr Jay Bowman - Parte 4


Marlos Loiola - Você é membro da Angle Society, conte-nos sobre a rotina de um membro de uma sociedade que faz parte da História da Ortodontia. Como são as reuniões e discussões?

Prof. Jay Bowman - A Angle Society of Orthodontists foi fundada em 1930 pelos ex-alunos da escola de Angle para homenagear a ortodontia do "Pai". É importante notar que Angle encabeçou as 3 fundações primárias da 1ª especialidade em odontologia: uma escola (em St. Louis), uma revista (American Journal) e uma organização (American Society) na virada do século XX. O nome de Angle não foi oficialmente reconhecido pela organização que ele fundou até que a Angle Lecture foi criada pela AAO há alguns anos (renomeando a Palestra Heritage).


Fui convidado por Lysle Johnston para me juntar a Componente Oriental da Angle Society, mas isso significa passar por vários obstáculos acadêmicos e exames clínicos para ser aceito como membro, um processo que leva vários anos. Após a conclusão destes requisitos, os membros são obrigados a participar e participar de nossas reuniões anuais, trabalhando em eventos de 3 a 4 dias. Certamente não é para todos. Lysle Johnston e Sheldon Peck instigaram-me com um fascínio pela história da ortodontia e, especialmente, Edward Angle.

Marlos Loiola - Já tivemos a oportunidade de conversar  sobre a História da Ortodontia. E você me mostrou um livro contendo cartas e relatos do professor Edward Hartley Angle. Em suas leituras, o que mais atraiu sua atenção?

Prof. Jay Bowman - Não é preciso olhar ao longo da história ortodôntica para decidir que Edward Angle inventou quase tudo que nós nos usamos hoje. Sua inventividade, motivação, escrita e contínua contemplação e entusiasmo por como ele poderia melhorar a Ortodontia certamente foram influentes.



Marlos Loiola - No Congresso AAO deste ano em Washington DC, você apresentou uma palestra. Qual foi o assunto? 

Prof. Jay Bowman - O título da minha palestra deste ano foi "Drastic Plastic: Melhorando a Previsibilidade de Alinhadores invisíveis". Foi baseada em uma série de artigos que estive envolvido na publicação, sobre como encontrar maneiras de deixar claro que os alinhadores produzem resultados que eu desejava.

Marlos Loiola - O que você acompanha  da ortodontia brasileira? Você tem contato com professores e pesquisadores brasileiros?

Prof. Marlos Loiola - No início de minha carreira tive a sorte de ter sido convidado para dar palestras no Brasil e aprecio as lembranças dessas viagens. Eu me apaixonei pela cultura brasileira, pela música e pela beleza da língua portuguesa. Eu tive a sorte de ter visitado tantos lugares diferentes de Fortaleza, Recife, Goiânia, São Paulo, Ilha Bela, Rio, Maringá, e especialmente Foz do Iguaçu. Eu tive vários artigos publicados em revistas brasileiras e colaborei com meu bom amigo, Adilson Ramos.



Marlos Loiola - Professor quais são as suas considerações finais? 

Prof. Jay Bowman - A Ortodontia como especialidade tem uma história longa e distinta com muitos indivíduos pitorescos e líderes influentes. Fomos sujeitos a avanços incríveis e também a muitos caminhos obscuros que nos frustraram também. A magia da ortodontia não é algum tipo de tecnologia ou um aparelho em especial, é o planejamento cuidadoso do tratamento baseado em um bom treinamento, que nos permite criar sorrisos incríveis e mudar a vida das pessoas.


Link dos Sites do Professor Dr Jay Bowman:










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !