ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Resultados pós-contenção após cinco anos utilizando três métodos de contenção - Um ensaio clínico randomizado

quarta-feira, 27 de março de 2019

Resultados pós-contenção após cinco anos utilizando três métodos de contenção - Um ensaio clínico randomizado




Neste artigo de 2014, publicado na European Journal of Orthodontics, pelos Autores Gudrun Edman Tynelius, Sofia Petrén, Lars Bondemark and Eva Lilja-Karlander, do Departmento de Ortodontia, Faculdade de Odontologia, Malmö University, Sweden.

O estudo teve o objetivo de realizar uma comparação de três diferentes estratégias de contenção em 5 anos ou mais pós-contenção.

Foi realizado um ensaio clínico randomizado, prospectivo, em um centro único. Quarenta e nove pacientes (33 meninas e 16 meninos) foram aleatoriamente designados para utilizar um de três métodos de contenção durante dois anos, escolhendo uma cédula um pouco antes do início do tratamento de contenção. Os critérios de inclusão foram ausência de ortodontia prévia, dentição permanente, relações esqueletais sagitais, verticais e transversais normais, relação dentária Classe I, deficiências de espaço, plano de tratamento com extrações de quatro pré-molares seguido de aparelho fixo de arco reto. O índice de irregularidade de Little, mandibular e maxilar (LII), largura intercaninos e intermolares, comprimento do arco e overbite / overjet foram registrados de forma cega, totalizando 10 medidas em cada paciente. Diferenças significativas nas médias dentro dos grupos avaliadas pelo teste t e entre os grupos pela análise de variância unidirecional. 

Intervenções: métodos de contenção: contentor removível confeccionado a vácuo (VFR) cobrindo o palato e os dentes anteriores superiores de um contentor de canino para canino e arco inferno colado de canino-canino  (grupo V-CTC); VFR maxilar combinado com desgastes interproximais nos dentes anteriores inferiores (grupo V-S); e posicionador pré-fabricado (grupo P).

A média da LII maxilar variou de 1,8 a 2,6mm, largura média intercaninos de 33,6 a 35,3mm, com diferença significativa entre os grupos V-S e P, largura intermolar média de 46,8 a 47,4 mm e comprimento médio do arco de 21,8 a 22,8 mm. A média mandibular de LII variou de 2,0 a 3,4 mm, com diferença significativa entre os grupos V-S e P, largura média intercaninos de 25,4 a 26,6mm, largura intermolar média de 40,8 a 40,9 mm e comprimento médio do arco de 16,9 a 17,3 mm. A sobremordida média variou de 1,8 a 2,7 mm e o overjet médio de 3,7 a 4,1 mm.

Limitações: Um estudo realizado em centro único poderia ser menos replicavel.

Os autores concluir que  os três métodos de retenção revelaram resultados clínicos igualmente favoráveis.

Link do Artigo na Integra via EJO:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !