ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Recursos contemporâneos direcionados à análise facial

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Recursos contemporâneos direcionados à análise facial




Foi publicado pela Revista cientifica de circulação nacional da Sociedade Paulista de Ortodontia (OrtodontiaSPO), mais uma coluna OrtoTecnologia. Cuja a temática foi a utilização de novos métodos para analise facial tridimensional voltados para o diagnóstico e planejamento ortodontico. Nossos agradecimentos aos autores do artigo: Marlos Loiola, Wendel ShibasakiLucineide LimaFlavio Cotrim-Ferreira, Maria Cecilia SeixasLuiz Gonzaga Gandini Jr. e Nayara Caldas.

O diagnóstico ortodôntico preciso é a chave para um planejamento de tratamento realista e, consequentemente, um resultado próximo do esperado. Muitos clínicos avaliam os contornos faciais, especialmente o perfil facial, para estabelecer metas para o tratamento ortodôntico através da utilização de fotografias extrabucais. No tratamento ortodôntico, tanto os tecidos moles como os duros do complexo craniofacial são importantes para o diagnóstico. Os exames convencionais são muito utilizados, através de avaliações clínicas e exames bidimensionais, como radiografias cefalométricas, panorâmicas e fotografias 2D. Contudo, a criação de novas tecnologias tridimensionais, como tomografias e scanners 3D, torna possível a obtenção de avaliações tridimensionais da face, refinando assim o planejamento ortodôntico ampliado pelas ferramentas de visualização dos tecidos moles.

Desde os primórdios, a Ortodontia vem se desenvolvendo através do aprimoramento dos recursos biomecânicos e de diagnóstico, conferindo ao profissional um maior controle do tratamento e previsibilidade da terapêutica planejada. A análise facial compõe o rol dos recursos de diagnóstico, sendo de suma importância na busca da harmonia entre os arcos dentários, bases ósseas e perfil tegumentar. Diversos trabalhos do início do século 20 já buscavam estabelecer métodos e protocolos confiáveis no campo da análise facial1.

Dentre os exames 3D, existem: tomografia computadorizada feixe cônico, scanner tridimensional a laser, scanner de luz branca (luz estruturada e estereofotogrametria) e scanner eletromagnético.

A busca pelo ideal estético é o que muitas vezes leva o paciente a procurar intervenções terapêuticas. Em diversas situações, no que tange a estética facial, o ortodontista é o profissional eleito para a solução clínica. Procurando aprimorar protocolos técnicos, diversos métodos modernos de diagnóstico vêm sendo desenvolvidos. A análise facial é preponderante e compõe o rol de exames necessários para se desenvolver um planejamento ortodôntico conciso. A avaliação tridimensional de uma estrutura tão complexa e importante como a face se faz necessária, oferecendo ao ortodontista dados consistentes, segurança e precisão na condução das demandas presentes nos casos a serem tratados.

Link do Artigo via site OrtoCiencia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !