Neste artigo de 2011, publicado pela Angle Orthodontist, pelos autores Natalia Zamora; Jose M. Llamas; Rosa Cibrian; Jose L. Gandia; Vanessa Paredes; do Department of Orthodontics, Faculty of
Medicine and Dentistry, University of Valencia, Valencia, Spain; Department of Physiology, Faculty of Medicine and Dentistry, University of Seville, Seville, Spain. Mostra um estudo comparativo entre as mensurações cefalometricas em imagens 3D e 2D no diagnostico em Ortodontia.
Este estudo foi realizado com intuito de avaliar se os valores das diferentes medidas tomadas em reconstruções com três dimensões(3D) de tomografia computadorizada cone-beam (CBCT) são comparáveis com as imagens tomadas em duas dimensões (2D) de telerradiografias laterais convencionais (LCR) e para examinar se existem diferenças entre os diferentes tipos de softwares para CBCT ao tomar essas medidas.
Oito pacientes foram selecionados, que ambos tinham uma LRC e um CBCT. As reconstruções 3D de cada paciente na CBCT foram avaliadas através de dois diferentes pacotes de software, NemoCeph 3D e InVivo5. Um observador fez 10 medidas angulares e 3 lineares em cada um dos três tipos de registros em duas ocasiões diferentes.
A confiabilidade intra observadores foi alta, exceto para o plano mandibular e cone facial (do LCR), a distância Na-Ans (usando NemoCeph 3D), e cone facial e a distância Ans-Me (usando InVivo5). Diferenças estatisticamente significativas foram encontradas para as medições angulares e lineares entre o LCR ea CBCTs para qualquer medição, e os níveis de correlação foram elevados para todas as medições.
Não houve diferença estatisticamente significativa encontrada entre as medidas angulares e lineares tomadas com a LCR, e as realizadas com a CBCT. Nem houve qualquer diferença estatisticamente significativa entre as medidas angulares e lineares usando os dois pacotes de software CBCT.
Link do artigo na integra via Angle Orthodontist:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe !