ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: EFEITO DA TERAPIA LASER DE BAIXA POTÊNCIA NO AUMENTO DA VELOCIDADE DA MOVIMENTAÇÃO ORTODÔNTICA.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

EFEITO DA TERAPIA LASER DE BAIXA POTÊNCIA NO AUMENTO DA VELOCIDADE DA MOVIMENTAÇÃO ORTODÔNTICA.


Dissertação apresentada como parte dos requisitos para obtenção do Grau de Mestre Profissional em Lasers em Odontologia, pelo Dr. RODRIGO RAMOS VIEIRA, no INSTITUTO DE PESQUISAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.

Esta dissertação avaliou o efeito da terapia com laser de baixa potência na movimentação ortodôntica de caninos superiores, bem como seu efeito analgésico após as ativações. Foi utilizado, também, braços de alavanca acoplados aos brackets dos caninos para realizar translação (movimento de corpo) dos caninos superiores através do seu centro de resistência, durante a retração, e tornamos mais curto o intervalo entre as consultas a fim de maximizar o tratamento ortodôntico.


Sete pacientes foram selecionados para o estudo com indicação de exodontias dos 1os pré-molares superiores. Os dentes foram distalizados por meio de uma mola de NiTi (Níquel-Titânio) presa nos brackets dos caninos até os mini-implantes, que exerceram uma ancoragem absoluta e temporária. O laser de diodo de 780nm (GaAlAs) foi aplicado pontualmente com 10 pontos ao longo das fibras periodontais do canino (5 vestibulares e 5 palatinos). O protocolo de irradiação foi de 5J/cm2, durante 10 segundos por ponto, totalizando 2J de irradiação. A velocidade de retração dos caninos do lado irradiado foi significativamente maior em 4 dos 7 pacientes, no grupo onde não se observava pigmentação melânica gengival.




Durante a pesquisa nenhum paciente sentiu dor após as ativações. Futuras investigações devem ser realizadas a fim de proporcionar um efeito positivo da laserterapia no aumento da velocidade de movimentação dentária em pacientes com pigmentação melânica gengival. Mesmo assim, nossos resultados sugerem que o laser pode acelerar significativamente a movimentação dentária.


http://www.ipen.br/conteudo/upload/200905061151500.MPLO%202009%20Dissertacao%20Rodrigo%20Vieira.pdf

2 comentários:

  1. Parabéns a Rodrigo pela excelente Dissertação e à Ortodontia Contemporânea por compartilhar assuntos de grande relevância à Ortodontia. Adson Pires

    ResponderExcluir
  2. Excelencia na Ortodontia Contenporânea

    ResponderExcluir

Participe !