ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Biomecânica e protocolo de tratamento ortodôntico na Distração Osteogênica Maxilofacial

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Biomecânica e protocolo de tratamento ortodôntico na Distração Osteogênica Maxilofacial





Neste artigo de 2011, publicada pela National Journal of Maxillofacial Surgery, pelos autores Sandhya Maheshwari, Sanjeev K. Verma, Mohd. Tariq, K. C. Prabhat, Shailendra Kumar, do Department of Prosthodontics, C.S.M. Medical University (KGMC), Lucknow, India e do Department of Orthodontics and Dental Anatomy, D. Z. A. Dental College, Aligarh Muslim University, Aligarh, India. Demonstra todo o protocolo de tratamento voltado para pacientes submetidos a distração osteogênica.

Como nos procedimentos cirúrgicos combinados e ortodôntico  tradicionais , um ortodontista pode desempenhar um papel fundamental no planejamento e do tratamento ortodôntico de um paciente submetido a distração osteogênica. 

Este papel inclui a avaliação pré-distração do esqueleto craniofacial, da função oclusal, pré-distração, distração e pós-tratamento ortodôntico. Com base na avaliação clínica, estudo dos modelos dentarios, análise fotográfica, avaliação cefalométrica e análise tomográfica tridimensional computadorizada, o ortodontista em colaboração com o cirurgião buco maxilo facial, planeja colocação do  dispositivo de distração e analisa os vetores previstos da distração. 

Finalmente, como em outras formas de cirurgia ortognática, a prática da distração osteogênica depende da cooperação e planejamento entre o ortodontista e o cirurgião como uma equipe. Objetivo do artigo foi analisar a biomecânica e protocolo de tratamento ortodôntico da distração osteogênica na região maxilo-facial.

Link do artigo na integra via NCBI:

3 comentários:

  1. Caro Dr. Marlos,

    Parabéns pelo blog! Cada vez melhor!
    Coincidentemente estamos com uma pequena paciente internada no HJV que necessitou realizar uma cirurgia muito parecida com a descrita pelo artigo aqui apresentado. É incrível o benefício conquistado através da distração (ou distracção, como alguns preferem) especialmente em pacientes com síndromes.
    Um grande abraço, e continue junto com o Dr. Wendel, nos presenteando com o blog bem atualizado.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Pedro !!! Tenho certeza que você e sua equipe realizaram mais um ótimo trabalho !!!

    ResponderExcluir

Participe !