ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Avaliação do uso de modelos de estudo digitais em programas de pós-graduação em Ortodontia nos Estados Unidos e Canadá

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Avaliação do uso de modelos de estudo digitais em programas de pós-graduação em Ortodontia nos Estados Unidos e Canadá


Neste artigo de 2014, publicado pela Angle orthodontist, pelos autores Shruti Shastry; Jae Hyun Park; do Orthodontic Program, Arizona School of Dentistry & Oral Health, AT Still University, Mesa, Ariz e da School of Dentistry, Kyung Hee University, Seoul, South Korea. Mostra um estudo estatístico realizado em diversos cursos de formação no qual avaliou o uso de modelos ortodonticos digitais nos programas de pós graduação dos EUA e Canadá.

O estudo foi realizado com o objetivo de investigar a dimensão, a experiência e as tendências associadas com o uso do modelo digital. Bem como as vantagens de usar um determinado tipo de modelo de estudo (digital ou gesso) nos programas de pós-graduação em Ortodontia nos Estados Unidos e Canadá.

Um levantamento eletrônico constituído por 14 perguntas foi enviado para 72 diretores de programas ou presidentes dos programas de pós-graduação ortodônticos credenciados nos Estados Unidos e Canadá.

Cinqüenta e um responderam com uma taxa de resposta de 71%. Sessenta e cinco por cento das escolas usam modelos de estudo em gesso em comparação com 35% que usam modelos digitais. As vantagens mais comuns de modelos em gesso foram uma sensação tridimensional e a capacidade que têm de serem montados sobre um articulador. As vantagens mais comuns de modelos digitais foram a facilidade de armazenamento e recuperação, e exposição aos residentes(Alunos) da nova tecnologia. Cerca de um terço dos usuários do modelo de gesso informaram que eles queriam mudar para modelos digitais no futuro, 12% planejam fazê-lo no prazo de 1 ano.

Os autores concluíram que com base no estudo realizado, 35% dos programas de pós-graduação em ortodontia credenciados nos Estados Unidos e no Canadá estão utilizando modelos de estudo digitais na maioria dos casos tratados em seus programas, e a tendência é para o aumento da utilização do modelo digital no futuro.

Link do artigo na Integra via Angle Orthodontist, (Angle Orthod. 2014;84:62–67.):

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