ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Comparação do atrito estático no design de um Slot modificado em braquetes convencionais e autoligados

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Comparação do atrito estático no design de um Slot modificado em braquetes convencionais e autoligados




Neste artigo de 2013, publicado pelo  Journal of Applied Oral Science, pelos autores Raquel Morais CASTRO, Perrin SMITH NETO, Martinho Campolina Rebello HORTA, Matheus Melo PITHON, Dauro Douglas OLIVEIRA, do Departamento de Ortodontia da Potifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Departmento de Odontologia, otifícia Universidade Católica de Minas Gerais,  Belo Horizonte, Departamento de Ortodontia, Universidade Estadual do Sudoeste – UESB, Jequié. Mostra um estudo realizado com o objetivo de comparar o atrito entre três tipos de braquetes ortodonticos.

Este teve o objetivo de comparar as forças de atrito estáticas geradas na interface braquete / fio braquetes de aço inoxidável com diferentes geometrias e angulações, combinados com fios ortodônticos de diâmetros diferentes.

As forças de atrito foram avaliados com três diferentes tipos de braquetes metálicos: um autoligável passivo  ​​(SmartClipTM, 3M/Unitek, Monrovia, EUA),  um com o designde  Slot modificada (Mini Uni Twin TM, 3M/Unitek, Monrovia, EUA) e um convencional (Kirium, Abzil, São José do Rio Preto, Brasil). As amostras foram montadas em um dispositivo de teste com três diferentes inclinações e testados com fios de fios de aço inoxidável 0,014 "e 0,018"  (American Orthodontics, Sheboygan, EUA). A força de atrito estático foi medido utilizando uma máquina universal de ensaios (DL 500, EMIC ®, São José dos Pinhais, Brasil), com uma velocidade de 1 mm / min. A análise estatística foi realizada por ANOVA de duas vias seguida pelo teste post hoc de Bonferroni.

Houve uma diferença significativa no atrito estático quando os três tipos de braquetes foram testados com o mesmo tamanho do fio. O diâmetro do fio influenciou o atrito apenas quando os braquetes estavam numa angulação de 10 °. A angulação influenciou o atrito quando os braquetes foram preenchidos com o fio 0,018".

Os autores concluíram que os braquetes com design do Slot modificado apresentaram valores de força de atrito estático intermediários entre os braquetes convencionais e autoligáveis ​​testados.


Link do artigo na integra via Scielo:

http://www.scielo.br/pdf/jaos/v21n4/1678-7757-jaos-21-4-0314.pdf



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !