ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Driftodontics

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Driftodontics


Physiologic drift of the mandibular dentition following first premolar extractions. Este foi o título do artigo publicado pela The Angle Orthodontist, Vol.63 No.2 de 1993. Escrito pelos autores Papandreas SG, Buschang PH, Alexander RG, Kennedy DB, Koyama.





Um estudo retrospectivo de dois grupos de pacientes foi realizado para avaliar o movimento fisiológico livre (Physiologic drift), ou "driftodontics", dos dentes inferiores após a extração dos quatro primeiros pré-molares. O grupo 1 incluiu 32 pacientes que foram submetidos a extração no início da fase de dentição mista em uma média de idade de 10,4 anos, eles foram acompanhados por aproximadamente 2,5 anos após exodontias. O grupo 2 incluiu 20 pacientes cujos pré-molares foram extraídos após a dentição permanente. A idade média no momento da extração foi de 14,2 anos, seguido por um período de observação de 0,8 anos. Exceto para as extrações, nenhuma terapia foi feita na mandíbula. Os resultados não apresentam diferenças nas taxas de movimentos dos molares entre os grupos. O máximo de movimento dos molares mesialmente foi aproximadamente 0,6 mm / ano, a cúspide molar movidos mesialmente cerca de 1,2 mm / ano. Em contraste, não foram marcadas diferenças de grupo nos movimentos dos incisivos inferiores e caninos; taxas de variação foram significativamente maiores no Grupo 2 do que no Grupo 1. Os caninos deriva lateralmente e distalmente nos locais de extração, enquanto os incisivos tornou-se mais verticalizados sobre o osso basal. 

Irregularidade dos incisivos diminuiu 1,3 mm / ano no Grupo 1 e 5,5 mm / ano no Grupo 2. As diferenças entre os grupos em quantidades da movimentação dentária foram contabilizados por mudanças no apinhamento dos incisivos.

Portanto os espaços ganhos com exodontias dos premolares inferiores podem ser preenchidos pelos dentes mandibulares anteriores sem a intervenção de aparelhos e sem perda de ancoragem significativa. Será? Vale ler o artigo na íntegra.

1. Papandreas SG, Buschang PH, Alexander RG, Kennedy DB, Koyama I. Physiologic drift of the mandibular dentition following first premolar extractions. The Angle Orthodontist. 1993;63(2):127–34.

Para ler o artigo na íntegra clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !