ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Relação entre força oclusal e morfologia do côndilo mandibular

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Relação entre força oclusal e morfologia do côndilo mandibular








Neste artigo de 2009, publicado pela Angle Orthodontist, pelos autores Aya Kurusu; Mariko Horiuchi; Kunimichi Soma; do Department of Orofacial Development and Function, Division of Oral Health Science, Graduate School, Tokyo Medical and Dental University, Tokyo, Japão; Mostra esta correlação interessant entre a forma do condilo e a força oclusal.

Para esclarecer a relação entre força oclusal e a morfologia do côndilo mandibular utilizando os dados clínicos. Os individuos foram 40 pacientes do sexo feminino com maloclusão. A morfologia do côndilo mandíbular foi avaliada por meio de imagem de tomografia cone-beam CT. O vigor oclusal máximo foi calculado utilizando filmes sensíveis à pressão. As morfologias dos condilos maxilar foram analisadas por meio de dados de cefalogramas lateral.

A analise de correlação mostrou que a força oclusal foi correlacionado com o raio lateral e posterior do condilos, e com o plano mandibular ao ângulo horizontal do plano Frankfourt (FH). Além disso, o coprimento condilar foi significativamente correlacionado com o plano oclusal ângulo para o FH, o plano mandibular ângulo para o FH, a inclinação do ramo, e as alturas facial posterior(S-Go). O vigor oclusal inferior dos pacientes tendem a ter menores condilos mandibular. Este diferença de tamanho foi mais marcante na lateral e posterior.

O vigor oclusal influencia não só a morfologia maxilar mas também a do condilo mandibular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !