ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Historia da Ortodontia - Pedro Planas

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Historia da Ortodontia - Pedro Planas



Um dos grades nomes da OFM, cientista e entusiasta da especialidade. Achei o seu historico no Site da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA "PEDRO PLANAS" DE REABILITAÇÃO NEURO-OCLUSAL - ABPP-RNO, escrito pelo Dr. Renato Chierighini. Conheçam um pouco mais da Historia de vida deste profissional que amava o que fazia.


Dr. Pedro Planas: Doutor em Medicina e cirurgia; odontólogo; ex-professor de prótese das Faculdades de Medicina de Madri e Barcelona; Fundador e primeiro presidente da Sociedade Espanhola de Ortodontia (SEDO); Fundador e Presidente permanente do Clube Internacional de Reabilitação Neuro-Oclusal (CIRNO); Fundador da Sociedade Espanhola de Periodontia (SEPA); Membro da Real Academia de Medicina da Cataluña; Membro de honra da Sociedade Francesa de Ortopedia Dento-Facial; Membro de honra do Clube Internacional de Morfologia Facial.


Desde criança, Dr.Planas acompanhava os trabalhos de prótese no laboratório montado em sua casa por seu pai, que era cirurgião-dentista. Talvez por esse motivo tenha aprendido a gostar da odontologia e seguramente essa foi a causa principal de uma de suas afirmações: "Conhecer a prótese é o primeiro passo para conhecer mais tarde a especialidade odontológica". Desde o início de sua carreira profissional, Dr.Planas preocupou-se com o problema periodontal. Já naquela época, ao analisar os dois principais fatores de perda dental: a cárie e o problema periodontal; constatou que o primeiro estava sendo muito bem conduzido, com a evolução dos materiais restauradores; a vinda dos motores de alta rotação; a sensível melhora na qualidade das brocas; o desenvolvimento de melhores materiais forradores de cavidade; e, principalmente a prevenção através do flúor.No entanto, Dr. Planas observou que o segundo principal fator de perdas dentais (o problema periodontal), ainda estava muito pouco esclarecido, uma vez que os procedimentos preventivos e terapêuticos limitavam-se às técnicas de escovação; às raspagens e curetagens. Em outras palavras, com a evolução dos estudos microbiológicos, a odontologia voltou-se completamente para o fator "placa bacteriana" como a principal e definitiva etiologia do problema periodontal. No entanto, algumas perguntas ficavam no ar: Por que alguns pacientes com perfeita higienização tinham problemas periodontais graves, a ponto de perderem todos seus dentes por falta de implantação óssea? Por que indivíduos sem absolutamente nenhuma higienização não desenvolviam nem mesmo uma pequena inflamação gengival? Ao se fazer essas perguntas, Dr. Planas percebeu que havia algo mais do que simplesmente uma colônia bacteriana na etiologia da doença periodontal...o equilíbrio oclusal.


Dr. Planas passou então a focalizar seus estudos em devolver à boca de seus pacientes o equilíbrio funcional para conseguir uma função fisiológica das articulações alvéolo-dentárias. Observou que, para conseguir esse equilíbrio, muitas vezes tinha que modificar completamente a posição das peças dentárias; modificar a situação do plano oclusal; e desenvolver as bases ósseas quando as mesmas estavam "atrasadas" em seu crescimento. Neste caminho para conseguir bocas equilibradas, Dr. Planas foi: fundador da Sociedade Espanhola de Periodontia (SEPA); fundador e primeiro presidente da Sociedade Espanhola de Ortodontia (SEDO); membro honorário da Sociedade Francesa de Ortopedia Dento-Facial; membro honorário do Clube Internacional de Morfologia Facial (França); e, professor de prótese das Faculdades de Medicina de Madri e Barcelona.


Com o tempo, Dr. Planas observou que os resultados dos casos tratados com as técnicas disponíveis até então não eram satisfatórios. Muitos tinham grande porcentagem de recidiva e o problema periodontal, na maioria deles, persistia. Além do mais, todas essas técnicas terapêuticas eram empregadas em pacientes que já apresentavam alterações morfológicas; ou seja, não se trabalhava em prevenção. A partir desses questionamentos, desenvolveu-se toda a Reabilitação Neuro-Oclusal (RNO). Com sua inteligência ímpar nos ensinou o que é uma boca equilibrada; nos descreveu todo o processo da gênese do sistema estomatognático e o mais impressionante; observando um crânio, decodificou as chamadas "Leis Planas de Desenvolvimento" que descrevem os mecanismos fisiológicos de crescimento, adaptação e manutenção do equilíbrio do aparelho estomatognático. Nos casos onde já existiam alterações morfológicas, Dr. Planas experimentou todos os tipos de técnicas disponíveis até então e avaliou seus resultados. Pouco a pouco verificou que em maior ou menor grau, todas as aparatologias tinham um componente de força mecânica e não provocavam as respostas fisiológicas das Leis Planas. Graças a essa insatisfação, Dr. Planas viu-se obrigado a desenvolver sua própria aparatologia (placas Planas, Equi-Plan, Planas composto, e outros) e, mais do que isso, desenvolveu procedimentos preventivos (ajustes oclusais, recursos de resina compostas, pistas diretas) e também criou uma série de procedimentos relacionados ao tratamento tardio (ajustes oclusais, próteses parciais que não impedem o cumprimento das Leis Planas, próteses em "escalera" e procedimentos específicos para a construção de próteses totais equilibradas).


Nesse caminho de desenvolvimento da reabilitação neuro-oclusal houve uma outra dificuldade: os métodos de diagnósticos até então limitavam-se à avaliação clínica, radiográfica e análise de modelos (não relacionados). No que se refere à avaliação clínica, a RNO propõe o chamado "diagnóstico funcional" que não se limita a simplesmente descrever as alterações morfológicas da boca, mas, essencialmente, observa a "dinâmica funcional" da mesma. Dr. Planas criou também a "Análise Gnatostática Planas", que nos permite ter uma visão tridimensional da boca e, consequentemente, diagnosticar com mais precisão as alterações de desenvolvimento ósseo e de posição dental.


Durante esses anos de desenvolvimento da RNO, Dr.Planas ganhou muitos admiradores e discípulos, o que o fez criar o CIRNO (Club International de Rehabilitación Neuro-Oclusal). Desde 1962, o CIRNO promove anualmente o Congresso Internacional de Reabilitação Neuro-Oclusal onde trabalhos e pesquisas de "reabilitadores neuro-oclusais" são mostrados e debatidos. Atualmente, todos os sócios de Associações oficiais de Reabilitação Neuro-Oclusal são automaticamente considerados membros do CIRNO.


Com seu trabalho científico e comprovações clínicas de mais de 60 anos, Dr.Planas adquiriu respeito e admiração em todo o mundo, e algum tempo antes de falecer (1994) recebeu sua principal honraria: membro da Real Academia de Medicina da Cataluña. Um título conferido pelo rei da Espanha somente aos mais destacados do mundo científico.






Link da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA "PEDRO PLANAS" DE REABILITAÇÃO NEURO-OCLUSAL - ABPP-RNO:
.
.
Link da C.I.R.N.O.:
.

2 comentários:

  1. Conhecí o Dr Palnas por intermedio de minha dentista Dra Patricia, que me sugeriu o uso de um aparelho ortodontico chamado Planas, despertou-me o interesse sobre o autor desse fantastico paarelho que fornewce resultados pmpressionantes ao paciente e assim pesquisei um pouco sobre esse homem, estou realmente perplexa com os feitos e beneficios desse ser iluminado. Parabéns Dr Planas!!!!

    ResponderExcluir
  2. Estudei, com Dr Planas e conclui o ,,curso de R.N.O em 87. Alem de Mestre, um ser evoluido.

    ResponderExcluir

Participe !