ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Eficácia dos alinhadores Invisalign® no tratamento de recessão gengival grave: relato de caso

terça-feira, 27 de julho de 2021

Eficácia dos alinhadores Invisalign® no tratamento de recessão gengival grave: relato de caso

 











Neste artigo de 2021, publicado The Korean Journal of Orthodontics, pelos autores Marcio Antonio de Figueiredo, Fábio Lourenço Romano, Murilo Fernando Neuppmann Feres, Maria Bernadete Sasso Stuani, Ana Carla Raphaelli Nahás-Scocate, Mírian Aiko Nakane Matsumoto. Do Department of Pediatric Dentistry, School of Dentistry of Ribeirão Preto, University of São Paulo, Sao Paulo, Brazil e do Department of Orthodontics, School of Dentistry, Guarulhos University (UNG), Sao Paulo, Brazil. Foi demonstrada a eficácia do sistema Invisalign® no tratamento de uma recessão gengival grave e deiscência óssea por meio de torque, translação e movimentos de intrusão em uma mulher jovem.

A tomografia computadorizada de feixe cônico foi utilizada para avaliar os parâmetros ósseos e verificar os dentes durante o tratamento. A raiz do incisivo central inferior direito, que estava posicionada vestibularmente e exibia deiscência óssea de 9,4 mm, foi deslocada em direção ao centro do processo alveolar com o sistema Invisalign® e recursos SmartForce®. O paciente foi monitorado por um periodontista durante todo o período de tratamento ortodôntico.

A recessão gengival diminuiu, enquanto a deiscência óssea diminuiu de 9,40 mm para 3,14 mm. Assim, a movimentação da raiz para o alvéolo promoveu a neoformação óssea e tratou a recessão gengival. Os achados deste caso sugerem que o tratamento ortodôntico com o sistema Invisalign®, junto com o monitoramento periodontal, pode auxiliar no tratamento da recessão gengival e defeitos alveolares.


Link do artigo na Integra via KJO:

https://e-kjo.org/journal/view.html?uid=1953&vmd=Full#N/A

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !