ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: O Invisalign melhorou? Um estudo de acompanhamento prospectivo sobre a eficácia da movimentação dentária com Invisalign

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

O Invisalign melhorou? Um estudo de acompanhamento prospectivo sobre a eficácia da movimentação dentária com Invisalign


Neste artigo publicado em 2020, no American Journal Of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics. Pelos Autores Nada Haouili, Neal D. Kravitz, Nikhilesh R. Vaid, Donald J. Ferguson,  and Laith Makki. Do Department of Orthodontics, European University College, Dubai Healthcare City, Dubai, United Arab Emirates. Teve o objetivo de fornecer uma atualização sobre a precisão da movimentação dentária com Invisalign (Align Technology, Santa Clara, Calif).

O estudo clínico prospectivo incluiu 38 pacientes tratados com Invisalign Full ou Invisalign Teen. Todos os dentes, do incisivo central ao segundo molar, foram medidos em modelos digitais criados a partir de exames intraorais. Os valores previstos foram determinados pela sobreposição dos modelos no ClinCheck inicial e final, e os valores alcançados foram determinados pela sobreposição dos modelos no Clin-Check iniciais e os modelos digitais dos escaneamentos pós-tratamento. Os dentes individuais foram sobrepostos com uma análise de melhor ajuste e medidos usando o software Compare (versão 8.1; GeoDigm, Falcon Heights, Minn). Os tipos de movimentos dentarios estudados foram ponta da coroa mesial-distal, ponta da coroa vestibulolingual, extrusão, intrusão e rotação mesial-distal.

A precisão média do Invisalign para todos os movimentos dentarios foi de 50%. A maior precisão geral foi alcançada com a ponta da coroa vestíbulo-lingual (56%), enquanto a menor precisão geral ocorreu com a rotação (46%). As precisões para rotação mesial do primeiro molar inferior (28%), rotação distal do canino superior (37%) e intrusão dos incisivos inferiores (35%) foram particularmente baixas.

Os Autores concluiram que houve uma melhora acentuada na precisão geral; no entanto, os pontos fortes e fracos do movimento dentário com Invisalign permaneceram relativamente os mesmos.

Link do Artigo na integra via AJODO:

https://www.ajodo.org/article/S0889-5406(20)30303-6/fulltext


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !