Neste artigo de 2011, publicado pela Angle Orthodontist, pelos autores Jun-Shik Kim; Seong-Hun Kim; Yoon-Ah Kook; Kyu-Rhim Chung; Gerald Nelson; do Department of Orthodontics, College
of Dentistry, Kyung Hee University, Seoul, Korea; Division of Orthodontics, The
Catholic University of Korea, Seoul, Korea; Department of Orofacial Science, Division
of Orthodontics, The University of California San Francisco, San
Francisco, California.
Este estudo foi realizado com o objetivo de analisar os resultados do emprego de dispositivos palatinos temporários de ancoragem esquelética (TSADs) como fonte exclusiva de ancoragem para retração em massa dos dentes antero superiores.
A pesquisa clínica retrospectiva foi embasada por relatos de casos preliminares, sendo realizada comparando radiografias cefalométricas pré-tratamento com as tomadas pós retração em massa dos seis dentes anteriores. A amostra consistiu de 35 pacientes pós crescimento, com uma idade média de 22,9 anos. O período de retração média foi de 10 meses (variação de 6-15 meses). Um total de 35 placas C-palatais (C-plates) foram utilizadas como a única fonte de ancoragem para retração anterior superior com o afastador C-lingual (C-retractor), eliminando assim a necessidade de acessórios colados ou bandados em dentes de ancoragem. As telerradiografias foram analisadas e as diferenças das variávies entre pré e pós retração, incluíam relações de tecido esquelético, dentário, e mole.
Foi alcançada uma significativa retração de incisivos e caninos em todos os pacientes, e os dentes superiores posteriores não mostraram movimentação mesial significativa durante o período de retração. De acordo com o comprimento do braço de alavanca do C-retractor, o movimento dos dentes mostraram diferentes direções.
Link do artigo na integra via Angle Orthodontist:
http://www.angle.org/doi/pdf/10.2319/100110-574.1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe !