ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Disfunção temporomandibular com mordida aberta esquelética tratados com placa oclusal para estabilização e fixação zigomática com uso de miniplacas: Um relato de caso

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Disfunção temporomandibular com mordida aberta esquelética tratados com placa oclusal para estabilização e fixação zigomática com uso de miniplacas: Um relato de caso







Neste artigo de 2015, publicado pela Angle Orthodontist, pelos autores Fang Song; Shushu He; Song Chen. Da State Key Laboratory of Oral Diseases, Department of Orthodontics, West China Hospital of Stomatology, Sichuan University, Chengdu, Sichuan, China. Apresenta um relato de caso de DTM e mordida aberta esquelética, tratadas com placa oclusal para estabilização e ancoragem esquelética com miniplacas no zigomático respectivamente.

Este relato de caso descreve o tratamento de um paciente de 20 anos de idade, do sexo feminino com disfunção temporomandibular (DTM) e mordida aberta com uma relação esquelética de Classe II. Devido aos seus sinais e sintomas de significativa DTM, inicialmente o objetivo do tratamento era para aliviar o desconforto na articulação temporomandibular (ATM) e para estabilizar a côndilos em Relação Cêntrica (RC), e posteriormente tratar a maloclusão.
Num primeiro momento, a paciente foi tratada com uma placa oclusal rígida para estabilizar os côndilos em RC e para aliviar os sinais e sintomas de DTM. Com os côndilos bem posicionados, iniciou-se o tratamento ortodôntico para corrigir a má oclusão de acordo com a posição mandibular e oclusão em RC, bem como para estabelecer um overjet e overbite ideal para alcançar uma oclusão funcional e estável com relação de Classe I. O planejamento consistiu na extração dos 2° molares superiores e 3° molares inferiores, foram utilizadas para ancoragem ortodôntica miniplacas de titânio instaladas bilateralmente no zigomático, para intrusão e distalização dos molares superiores.
O tratamento foi completado ao fim de 30 meses, os autores concluíram que a placa oclusal é de grande importância na estabilização dos côndilos em RC, bem como para desenvolver planos de diagnóstico e tratamento precisos para pacientes com DTM. E que as miniplacas de ancoragem no zigomático são eficazes para intrusão e distalização dos molares no arco superior, uma alternativa útil para pacientes com mordida aberta esquelética grave. Foram alcançadas função e aparência satisfatória para a paciente.

PALAVRAS-CHAVE: DTM; Oclusão; Placa olcusal;  Mordida aberta; Miniplacas de ancoragem; Intrusão de molar.
Link do artigo na Integra:




Tradução e colaboração: Nathalia Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !