ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Precisão da tomografia Cone Beam CT derivadas de imagens 3D

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Precisão da tomografia Cone Beam CT derivadas de imagens 3D








Neste artigo de 2009, publicado pela Angle Orthodontist, pelos autores April A. Brown; William C. Scarfe; James P. Scheetz; Anibal M. Silveira; Allan G. Farman; da University of Louisville School of Dentistry, Louisville, Ky; Mostra um estudo realizado com a tomografia Cone Bean, uma nova fronteira da ortodontia contemporânea.


Este estudo foi realizado com o intuito de comparar in vitro a confiabilidade e precisão das medidas lineares entre pontos cefalométricos com feixes de tomografias volumetricas cone bean computadorizada 3D (CBCT) com imagens de projeção variando com base em medições diretas em crânios humanos.
Dezesseis medidas de dimensões lineares entre 24 pontos anatômicos marcados em 19 crânios humanos foram diretamente medidos. Os crânios foram examindos com CBCT (i-CAT, Imaging Sciences Internacional, Hatfield, Pa), em três configurações: (a) 153 projeções, (b) 306 projeções, e (c) 612 projeções. O erro médio absoluto e modalidade média das medidas lineares entre pontos cefalometricos foram comparados com o uso repetido de medidas do modelo linear geral.


Não houve diferença na média de erros absolutos entre as definições de digitalização e foram encontradas em quase todas as medições. A média de erro absoluto de pontos de referências marcados no foi menor do que as distâncias entre os pontos de referência desmarcados.


As medições com CBCT foram consistentes entre as seqüências e digitalizações diretas para medições entre ponos marcados de referência. Reduzir o número de projeções para a reconstrução 3D não levou à redução da precisão dimensional e potencialmente proporcionou exposição reduzido do paciente às radiações. Porque o marcações fiduciais sobre os cranios não foram rádio-opaca, as imprecisões encontradas na medição pode ser devido aos métodos aplicados e não a inata imprecisões na CBCT scan e das reconstruções ou de software 3D empregados.




Link do artigo na integra via Angle Orthodontist:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !