ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Contato e perfuração radicular durante a colocação de microimplante

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Contato e perfuração radicular durante a colocação de microimplante



Neste artigo publicado em 2010, pela Angle Orthodontist, pelos autores U-Hyeong Cho; Wonjae Yu; Hee-Moon Kyung; do Department of Orthodontics, Dental School, Kyungpook National University, Daegu, Corea do Sul. Mostra um estudo no qual varios profissionais experientes e inexperientes acidetalmente poderiam provocarar contato radicular na inserão de mini implantes Ortodonticos, varios sitios de inserção.


Este estudo foi realizado com o intuito de determinar na dependência do local da cirurgia e o contato da raiz durante a inserção e colocação de mini implantes ortodontico e analisar a influência dos conhecimentos clínicos sobre os resultados obtidos.


Arcos dentários com dentes em resina foram montados em um modelo dental (P fantasma-5 / 3 TS, Frasaco, Alemanha). A inserção foi realizada em seis locais frequentemente selecionados para colocaçã de microimplante: entre os incisivos centrais, entre o primeiro molar superior e segundo pré-molar, e entre os primeiros molares inferiores e, segundos bilateralmente. 28 Dentistas qualificados que participaram deste estudo foram divididos em dois grupos baseados em sua experiência clínica. Um total de 192 inserções foram realizadas pelo grupo de profissionais experientes e 240 pelo grupo inexperiente. As superfícies radicular danificadas foram classificados como "moderados''ou''grave''.


Houveram diferenças significativas tanto no sitio global com nas taxas de dependentes de contatos da raiz que foram encontrada entre os grupos. Os índices globais para os grupos experientes e inexperientes, foram 13,5% e 21,3%, respectivamente. Para o grupo de experientes, os incidentes ocorreram predominantemente no hemi arco inferior esquerdo (34,4%) e superior direito (18,8%) das regiões posteriores. Os dentes mais sensíveis foram os números 36 e 16. Em contrapartida, para o grupo inexperiente, todas as quatro regiões posteriores foram suscetíveis.


O local da cirurgia e a especialização dos profissionais tiveram efeitos significativos sobre a taxa de resultados, bem como como o padrão de contatos raiz.



Link do artigo na integra via Angle Orthodontist:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe !