ORTODONTIA CONTEMPORÂNEA: Plano de Tratamento 3D Interativo

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Plano de Tratamento 3D Interativo






A Ormco nos Estados Unidos, ofereçe um serviço interessante,  o INSIGNIA - Increasing Clinical Performance With 3D Interactive Treatment Planning And Patient-Specific Appliances. No qual o profissional credênciado tem a disposição um serviço com tecnologia de ponta, são enviadas radiografias, fotografias e moldagens do paciente em silicona que é submetida a um escaneamento a laser 3D. Esta moldagem gera um modelo virtual em tres dimensões no computador, e a partir dai a equipe e o software deles realizam todo planejamento virtual do caso. Que vai desde a determinação de posionamento ideal dos braquetes, sequência e forma dos arcos ortodonticos, tipo de fios a serem utilizados e até a determinação de modelo ideal de sorriso final do paciente (SmileArc™), após as analises são enviados os braquetes, a sequência de arcos ortodonticos e posionadores para colagem personalisados para o caso.


http://www.ormco.com/index/ormco-products-insignia

Artigo fornecido pela empresa:



7 comentários:

  1. Eu tenho dois pacientes em tratamento com o Insignia. Ele do Invisalign no fato que vc pode mudar o posicionamento dos dentes através do programa, e não do técnico como no caso do Invisalign.
    Uma grande vantagem do Insignia é que os arcos são personalizados, evitando o 'roundtripping'.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza esta personalização do arco dará uma grande estabilidade ao resultado final do tratamento. Infelismente os arcos Pré-Fabricados mesmo com a diagramação diversificada pode se aproximar forma do arco do nosso paciente. Mas nunca é como um feito sob medida.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marlos,
    Vc tinha me pedido pra que eu falasse mais da minha experiência com Insignia. Bom, ainda estou no engatinhando na Ortodontia, estou ainda no segundo ano da minha especialização.

    O que posso dizer até agora é que eu sofri pra usar os jigs! Eu geralmente uso a técnica indireta da cola quente, então me adaptar com a cabeça enorme desses jigs foi complicada. Uma das minhas pacientes era um caso de extração de 1Pm inferiores com severo crowding e o jig interferia uns com os outros. Por causa disso tive que retirar os jigs depois de cada setor colado. Outro ponto negativo é que o arco personalizado é único, por isso é aconselhado guardar-los caso vc precise voltar na sequência por algum motivo. Mas, o meu tutor, que é o pioneiro do Insignia na Itália, diz que pretende usar só isso, por causa do posicionamento acurado, da facilidade do rebracketing (e por isso, facilidade em delegar o trabalho) e da personalização dos arcos. Ele diz até que compensa financeiramente (bom, aí, eu não tenho certeza).

    ResponderExcluir
  4. Olá TatiLie,

    Obrigado pelas informações! O que posso te dar como dica, apesar de não ter experiência alguma com este sistema, seria vc inicialmente quando receber o fio, fotocopiar o arco e deixar no prontuario do paciente (servirá para os fios de aço), mas o NiTi terá que guardá-los.

    Abraços,
    Marlos Loiola

    ResponderExcluir
  5. Ah, sim, eles mandam o template, mas eu espero nunca precisar usá-lo!!

    ResponderExcluir
  6. quanto custa???? hehhehe

    ResponderExcluir
  7. Obrigado por disponibilizar essas informações para nós abraços

    ResponderExcluir

Participe !